Organização Financeira

5 dicas para lidar com o dinheiro a dois

Administrar a vida financeira a dois pode ser um desafio, contudo, se o casal aprender a se planejar, poderá obter ótimos resultados. Acima de tudo, é importante que haja diálogo, responsabilidade e respeito. Confira as dicas do consultor financeiro Ricardo Pereira.

1. Definir um dia do mês para envolver a família nos assuntos financeiros
Falar sobre dinheiro deve ser um compromisso como outro qualquer, com data e hora marcada. Estabelecer responsabilidades na elaboração e atualização do orçamento doméstico, bem como no cuidado com as contas da família, é um passo fundamental para garantir que a reunião mensal seja produtiva e dê resultados. Os objetivos e os principais problemas devem ser anotados e validados a cada reunião, o que permitirá acompanhar sua evolução. Organizar o tempo e abrir espaço para falar de dinheiro de forma natural evita que o tema seja conversado apenas quando surge um problema.

2. Criar limites de gastos a partir do orçamento do casal

Não se pode ter dinheiro sobrando para os desejos pessoais quando não se sabe para onde o dinheiro está indo. O descontrole pode gerar angústia e ansiedade. A tendência de culpar o estilo de vida do outro pode confortar e disfarçar a dura realidade. Aqui, o exercício fundamental é o da humildade, seguido pela sinceridade. O casal está junto porque decidiu assim, então, precisará ser honesto com a realidade financeira familiar. É necessário sentar e colocar no papel (ou planilha) o orçamento real do lar. O desafio necessário é o de enxergar os limites não como a tentativa do outro de frustrar seus sonhos, mas como item definidor do padrão de vida possível.

3. Aproveitar a tecnologia para evitar o “quem faz o quê”
A evolução na interação com os sistemas bancários e ferramentas de controle permite que aplicações automáticas sejam programadas, que contas sejam pagas sem esforço e em datas determinadas (débito automático) e que a gestão das finanças seja feita de forma mais inteligente (sistemas evoluídos a partir de planilhas). Abra espaço para todas essas novidades e aproveite a tecnologia para facilitar o que costuma gerar discussão. Com um orçamento bem organizado e atualizado, o casal pode automatizar o pagamento de contas e seus investimentos.

4. Assumir a responsabilidade

Se em uma família alguma coisa deu errado, o problema é de todos. Sabe aquela frase famosa de John F. Kennedy, que diz “não pergunte o que seu país pode fazer por você, mas o que você pode fazer pelo seu país”? Pois é, você faria diferente? Como? Então faça. Se um dos dois tem uma proposta melhor, coloque-a em prática e compartilhe-a nas reuniões mensais. Essa atitude vai exigir que se deixe de lado o prazer de dizer “eu sabia que não ia dar certo, não falei?” e com simplicidade diga “eu sei como podemos melhorar isso, posso experimentar?”. É uma mudança e tanto.

5. Focar na solução, não no culpado

As discussões costumam ser alimentadas porque cada um dos lados está disposto a defender sua posição e fazer dela a verdade absoluta. A coisa não anda e o relacionamento piora. Em vez de um dos dois se vangloriar por ter tido a solução ideal ou simplesmente acusar o outro por conta de um problema, o fundamental é pensar no que ainda precisa ser feito e que está lá, aguardando uma solução. Em casa não existe promoção, não há um cargo superior que exija que alguém seja o melhor.

O autor e o entrevistado autorizam o uso de suas declarações. A Losango não se responsabiliza pelo conteúdo.

Esta informação não objetiva dar conselho legal, contabilidade ou taxa. As pessoas que acessam estas páginas devem obter orientação apropriada considerando os objetivos do investimento, situação financeira e necessidade. A orientação financeira oferecida não foi preparada considerando os objetivos de investimento em particular, situação financeira e necessidades de qualquer investidor em particular. Investidores orientados devem avaliar se é apropriado agir como tal.

Anterior Próxima

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas