Organização Financeira

5 dicas para não esquecer de pagar as contas do mês

O tempo está cada vez mais escasso para fazer tantas tarefas da rotina diária, principalmente com a chegada do fim de ano. Conseguir realizar todas as atividades do dia a dia tem se tornado uma tarefa árdua e não importa se são afazeres ou mesmo contas à pagar, os compromissos esquecidos sempre causam transtornos a qualquer pessoa.

Manter uma relação saudável com as suas contas a pagar, e a receber, significa menos problemas ao final do mês e mais condições de realizar projetos pessoais, na visão do educador financeiro, Pedro Baggio.

“As pessoas precisam aprender que as contas são compromissos financeiros. Ganhar dinheiro é bom, mas controlá-lo é fundamental”, explica.

E para que esses contratempos não se tornem uma constante, o educador financeiro é sugere cinco estratégias para não esquecer de pagar as contas do mês e ainda planejar sua saúde financeira nos próximos meses e anos.

- Ter uma agenda financeira

Pode ser um caderno, uma planilha ou até um lembrete no e-mail. Faça uma lista das despesas que precisam ser pagas neste período. Com esta relação, você saberá quanto sobrará, além de marcar a data de vencimento de cada conta, diminuindo o risco de atrasar alguma despesa e pagar juros. Faça essa programação no início de dezembro;

- Organizando-se!

Infelizmente, é comum as pessoas não se organizarem financeiramente e a correria do dia a dia acaba se tornando uma desculpa. Em muitos casos, isso pode ser uma auto sabotagem, por não querer ver o saldo bancário ou as contas atrasadas, adiando a resolução do problema;

- A família como sua aliada

Conte com seu marido/esposa e filhos para que façam juntos a lista do item 1, evitando deixar passar qualquer detalhe;

- Colocando em débito automático

Se você tem uma conta que é fixa, vale à pena colocar no débito automático. Após as festas, confira se todas as contas programadas foram debitadas corretamente. Deixe o banco trabalhar um pouco para você;

- Programando os pagamentos

Se tem boletos de cobrança esporádicos para pagar, entre no site do seu banco e já os programe. Fazendo isso, você vai economizar tempo e ter a certeza de que seu compromisso será honrado.

O entrevistado autoriza o uso de suas declarações.

O portal Você Faz Acontecer e a Losango não se responsabilizam pelo conteúdo.

Esta informação não objetiva dar conselho legal, contabilidade ou taxa. Pessoas acessando estas páginas devem obter orientação apropriada considerando os objetivos do investimento, situação financeira e necessidade. A orientação financeira oferecida não foi preparada considerando-se objetivos de investimento em particular, situação financeira e necessidades de qualquer investidor em particular. Investidores orientados devem avaliar se é apropriado agir como tal.

Anterior Próxima

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas