Organização Financeira

5 Dicas para não gastar dinheiro à toa

Algumas vezes, o dinheiro vai ‘embora’ e a gente não consegue perceber como isso aconteceu. Em que momento ele foi gasto e no que foi utilizado? Para evitar estes deslizes, que desregulam qualquer planejamento financeiro, o consultor André Massaro dá algumas sugestões.

1. Ter um plano
Uma das armas clássicas para evitar compras impulsivas é a lista de compras. Isso ajuda a manter o foco. Não saia sem listar os itens que deseja comprar e evite tomar decisões de consumo no local de compras.

2. Conhecer seus limites
Saiba o quanto pode gastar e use instrumentos de crédito de forma responsável. Utilizar crédito para aquisição de itens supérfluos é um caminho para o descontrole financeiro.

3. Esperar um dia
Quando vir algum item que desperte interesse, não o compre no mesmo momento: espere um dia. Na maioria dos casos, a vontade de comprar não sobrevive de um dia para o outro (a não ser que aquele item seja realmente indispensável).

4. Buscar ajuda
Às vezes, quando se gasta de forma excessiva e descontrolada, pode ser interessante envolver outras pessoas para ajudar no controle. Peça ajuda de amigos e parentes para tentar "frear" impulsos consumistas.

5. Criar limites
Se os gastos desnecessários forem um problema, criar alguns limites temporários pode ser de grande ajuda. Tente estabelecer limites para uso do cartão de crédito e andar com dinheiro "contado". Importante ressaltar que esse tipo de medida costuma não ser sustentável no longo prazo, por isso deve ser usada apenas temporariamente.

O autor e o entrevistado autorizam o uso de suas declarações. A Losango não se responsabiliza pelo conteúdo.

Esta informação não objetiva dar conselho legal, contabilidade ou taxa. As pessoas que acessam estas páginas devem obter orientação apropriada considerando os objetivos do investimento, situação financeira e necessidade. A orientação financeira oferecida não foi preparada considerando os objetivos de investimento em particular, situação financeira e necessidades de qualquer investidor em particular. Investidores orientados devem avaliar se é apropriado agir como tal.

Anterior Próxima

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas