Organização Financeira

Como usar o cartão de crédito a seu favor

Ter controle dos ganhos e gastos e manter a saúde financeira é uma tarefa difícil, mas não é impossível. E mais, o cartão de crédito ainda pode ser um aliado, desde que a ferramenta seja usada com responsabilidade. Para a economista Adriana Rodopoulos, controle é a palavra-chave para não prejudicar as finanças.

“O cartão de crédito é uma boa ferramenta para pagamentos, mas se mal utilizado, pode levar ao endividamento. Isto ocorre porque os atrasos no pagamento ou a realização do pagamento mínimo, repetidas vezes, faz com que a dívida aumente exponencialmente, como uma bola de neve”, diz.

A economista fala sobre as vantagens do cartão, lembrando que ele é um dos meios de pagamento mais seguros e é largamente aceito em estabelecimentos comerciais, dentro e fora do país. Sem contar que as instituições financeiras costumam fechar a fatura de 10 a 15 dias antes da data de vencimento do cartão.

“Isto quer dizer que as compras efetuadas nesse período entrarão na fatura do mês seguinte, gerando um prazo entre a compra e o pagamento em torno de 40 a 45 dias. Esse prazo maior para pagamento ajuda quando surge uma despesa que pode fazer o orçamento do mês vigente estourar”, explica.

De acordo com a economista, é preciso evitar ao máximo fazer pagamentos parciais da fatura e, principalmente, o pagamento mínimo. “Esse é um dos primeiros passos para que as contas não fujam do controle”.

“Talvez, para que as pessoas se conscientizem de que o cartão de crédito não é um complemento da renda, o ideal seja instituir um limite próprio (não aquele que a operadora estipula) e controlar os gastos dentro desse limite”, sugere a economista, aconselhando também a definir o tipo de gasto que será efetuado com o uso do cartão. “Uma boa opção também é o cartão de crédito pré-pago. Neste caso, você carrega o seu cartão com o ‘limite’ que mais lhe convier mês a mês”.

Adotar as ‘famosas’ planilhas financeiras também é uma das dicas consideradas por Adriana. Além disso, é importante mantê-la atualizada regularmente para não perder o controle do valor da fatura. “E se mesmo assim, por alguma eventualidade, as coisas fugirem do controle, busque uma alternativa de crédito mais barata para não atrasar o pagamento e nem optar por pagamentos parciais”, finaliza.

A autora e a entrevistada autorizam o uso de suas declarações. A Losango não se responsabiliza pelo conteúdo.

Esta informação não objetiva dar conselho legal, contabilidade ou taxa. As pessoas que acessam estas páginas devem obter orientação apropriada considerando os objetivos do investimento, situação financeira e necessidade. A orientação financeira oferecida não foi preparada considerando os objetivos de investimento em particular, situação financeira e necessidades de qualquer investidor em particular. Investidores orientados devem avaliar se é apropriado agir como tal.

Anterior Próxima

Próximas matérias

Comportamento

A estação mais quente do ano está prestes a chegar. Mas muito antes de entrarmos, oficialmente, no verão, a temperatura já está bem alta no Rio de Janeiro e em diversos outros estados. Enquanto o chuveiro elétrico deixa de ser prioridade nesta época, os ventiladores e aparelhos de ar condicionado tornam-se, praticamente, indispensáveis. E como fica a conta de luz? Para ajudar na economia de energia, entramos em contato com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Planejamento

E chegou o fim do ano. Época de confraternizações e alegria, mas também de ficar atento ao consumo para não gastar mais do que tem. Ou, ainda, não comprometer o orçamento dos meses seguintes. Quem passou o ano inteiro controlando as finanças, se enquadra em um desses casos: ou se preparou para este momento e já tem uma reserva financeira com destino certo, ou está com as contas em ordem e deseja curtir as comemorações sem prejudicar o bolso. Para ajudar nessa missão, o educador financeiro Ricardo Pereira deu algumas sugestões para aproveitar esse momento especial, sem jogar todo o esforço do ano por água abaixo.

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas