Organização Financeira

Você tem perfil para trabalhar em home office?

Trabalhar em casa, no estilo home office, não é fácil como parece. É necessário ter disciplina, ser organizado e deixar a preguiça para trás. Em entrevista exclusiva, o consultor financeiro Conrado Navarro conta como deve ser o perfil de quem deseja assumir esta responsabilidade. Confira!

 

LOSANGO – Qual é o perfil de quem trabalha em casa?

Conrado Navarro - Há certo glamour em dormir tarde da noite para entregar determinado trabalho. Mas a dura realidade é que, sem uma disciplina de trabalho, as coisas tendem a não dar certo. Quem dorme muito tarde, acaba perdendo o ritmo. Por isso, organização é muito importante. Ser um profissional que trabalha em home office é, antes de tudo, ser  responsável e dono da sua própria agenda. Isso quer dizer que você deve ter disciplina para se organizar e aproveitar melhor seu tempo, para ir numa quarta-feira correr na rua e depois ainda assistir a um bom filme, por exemplo.

 

LOSANGO – Quais são as características essenciais para conseguir trabalhar assim? Por quê?

Conrado Navarro - Organização, disciplina, dedicação e automotivação são os pontos principais para conseguir trabalhar em casa ou longe do escritório. Organização para manter as tarefas em dia, mesmo sem alguém para cobrá-las; disciplina para fazer o que é importante sem deixar que isso se torne urgente; dedicação para encarar um dia inteiro de trabalho, mesmo sabendo que a porta de casa está a poucos metros; e automotivação para unir os três pontos anteriores todos os dias ao acordar. O essencial é controlar o tempo, e não ser controlado por ele.

 

LOSANGO – Como não deixar a preguiça tomar conta?

Conrado Navarro - Quem gosta do que faz e faz bem feito tem sempre trabalho, e isso basta para motivar e tirar o profissional da inércia. Se ficar em casa é sinônimo de descansar e assistir TV, então é preciso rever a decisão de trabalhar de lá - ou o trabalho escolhido não é tão interessante ou o perfil para fazer home office não está presente. A automotivação é um item essencial, conforme já frisei.

 

LOSANGO – Como não se enrolar com as finanças?
Conrado Navarro -
O profissional que trabalha em home office pode ou não ter um salário fixo, mas geralmente é alguém cujas receitas variam bastante mês a mês. Assim, é fundamental estipular um padrão de vida dentro das possibilidades e, sempre que a receita ultrapassar o mínimo necessário, poupar e formar a reserva de emergências, que pode ser usada em meses com menos entradas de recursos. A reserva de emergências e os investimentos são dois aspectos fundamentais para quem controla o próprio tempo e agenda, pois serão úteis em épocas mais difíceis, com menos trabalho ou mesmo em uma eventual crise.

 

LOSANGO – Como separar o dinheiro para administração do negócio das despesas pessoais?

Conrado Navarro - É preciso encarar o profissional como uma empresa, separando o  dinheiro do negócio das finanças pessoais. Uma retirada mensal para garantir o padrão de vida é uma decisão simples e que facilita o controle. Também é importante usar gerenciadores financeiros para cuidar do dinheiro da empresa e, pelo menos, planilhas ou anotações para as finanças pessoais.

 

LOSANGO – Com o que é preciso estar atento?

Conrado Navarro - O principal problema de trabalhar em casa são as distrações. Telefone que toca, um amigo que aparece, filhos, afazeres domésticos e por aí vai. Portanto, é importante criar uma rotina de trabalho, ainda que esteja em casa. Levantar no mesmo horário todos os dias, vestir-se adequadamente (tirar o pijama) e estabelecer horários rígidos para o trabalho ajudam nesta fase.

 

LOSANGO – E o 13º salário? E o INSS?

Conrado Navarro - Como profissional freelancer ou que trabalha em casa, toda a responsabilidade pelo futuro é do profissional e de mais ninguém. Assim, se ele deseja contar com um 13º salário terá que economizar nos 12 meses do ano e formar essa reserva para dezembro. É importante recolher o INSS, mas também fazer uma previdência complementar por meio de investimentos inteligentes, por exemplo.

 

LOSANGO –Quais são os pontos positivos?

Conrado Navarro – O foco deve ser na produtividade e não necessariamente no jeito de trabalhar ou nos "jogos corporativos" (necessidade de lidar com colegas de trabalho, seus egos, necessidades, desejos, etc.). Não é algo simples e que funciona para todos, mas quem tem o perfil costuma gostar bastante.

O autor autoriza o uso de suas declarações.

A Losango não se responsabiliza pelo conteúdo.

Esta informação não objetiva dar conselho legal, contabilidade ou taxa. As pessoas que acessam estas páginas devem obter orientação apropriada considerando os objetivos do investimento, situação financeira e necessidade. A orientação financeira oferecida não foi preparada considerando os objetivos de investimento em particular, situação financeira e necessidades de qualquer investidor em particular. Investidores orientados devem avaliar se é apropriado agir como tal.

Anterior Próxima

Próximas matérias

Comportamento

Com a atual crise econômica pela qual o país passa, os consumidores estão se vendo obrigados a adaptar seus hábitos de consumo para gastar menos e não prejudicar o orçamento. Quem está habituado a abrir a carteira sem pensar no amanhã, tem procurado novas formas de utilizar seu dinheiro, esperando por promoções, substituindo produtos e programas ou, simplesmente, abrindo mão do objeto de compra. 

Planejamento

Algumas pessoas desejam ter o carro do ano, outras preferem ter uma vida social bastante ativa e, há ainda aquelas que preferem viajar. Estas últimas fazem parte do grupo de pessoas que, para realizar o sonho de conhecer novos lugares (ou revisitar antigos destinos), planejam cada detalhe em busca de um passeio inesquecível. 

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas