Organização Financeira

Categorias

Empréstimo online

Simule e contrate seu empréstimo em poucos cliques.

Simule sem compromisso

Presentes de Natal não cabem no orçamento? É hora de conversar com os filhos

Uma mãe com seu filho

Dezembro chegou e, com ele, as festas de fim de ano, em especial o Natal. É neste período que os pais esperam pelos pedidos de presentes dos filhos e que, muitas vezes, passam um pouco do orçamento estipulado para tais gastos. Como explicar para as crianças que o presente desejado está acima do que podem pagar?

Para a psicóloga Andrezza Tobias, falar sobre dinheiro é um dos assuntos que os pais precisam praticar cotidianamente. Ela afirma ser importante para a criança crescer ouvindo o que cada membro da família entende quanto à forma de se lidar com diferentes assuntos. Isso facilita na hora de lidar com situações como esta, quando não há recursos suficientes para realizar determinada compra.

“Com relação a presentear as crianças em datas comemorativas, é importante que os mesmos conversem com seus filhos sobre quais as possibilidades d orçamento familiar para comprar presentes”, explica.

A especialista afirma que é importante esclarecer para as crianças desde pequenas o quanto se gasta com o cotidiano de uma casa, por exemplo. Quando a família adquire este hábito de conversar com os filhos e com toda a família sobre o uso do dinheiro, ampliam-se diferentes formas de pensar em estratégias para melhorias de vida para cada um.

“O dinheiro é algo inerente em nossas relações desde quando nascemos até a morte e precisamos criar condições de lidar com ele de uma maneira mais ética e responsável e, este ensinamento começa desde a tenra idade”, diz.

Isso significa que a psicóloga sugere conversar abertamente com as crianças sobre as verdadeiras possibilidades financeiras da família.

“Talvez, o que os pais ainda não percebam é que, para ser educada financeiramente, a criança precisa aprender a valorizar aquilo que recebe e se esforçar para recebê-lo, dando importância ao valor empregado para presenteá-la, tomando-o como um gesto de carinho dos pais com ela”, conclui.

A autora e a entrevistada autorizam o uso de suas declarações. A Losango não se responsabiliza pelo conteúdo.

Esta informação não objetiva dar conselho legal, contabilidade ou taxa. As pessoas que acessam estas páginas devem obter orientação apropriada considerando os objetivos do investimento, situação financeira e necessidade. A orientação financeira oferecida não foi preparada considerando os objetivos de investimento em particular, situação financeira e necessidades de qualquer investidor em particular. Investidores orientados devem avaliar se é apropriado agir como tal.


Atendimento