Losango - Open Finance


Já pensou em como seria você poder acessar as informações de outras instituições financeiras com as quais você tem relacionamento pelo canal de apenas uma delas?



Dados Compartilhados

COM O OPEN FINANCE*, REGULAMENTADO PELO BANCO CENTRAL DO BRASIL, ISSO SERÁ POSSÍVEL!


*O Open Finance entra em vigor em 01/02/2021, mas o compartilhamento de seus dados será permitido a partir de 13/08/2021.






Quais dados posso compartilhar?

O compartilhamento de dados do Open Finance acontecerá em 4 fases.


Dados Compartilhados

Fase 1 - Fase concluída

Os dados compartilhados serão das próprias instituições financeiras, com informações sobre canais de atendimento, produtos e serviços.

Dados Compartilhados

Fase 2 - Iniciada em 13/08/2021

A partir de 13/08/2021, você poderá autorizar o compartilhamento de seus dados. Mas, para garantir a estabilidade e segurança do novo sistema, essa funcionalidade será liberada aos poucos e em horário diferenciado: das 8h às 18h.

O compartilhamento das informações entre as instituições também acontecerá de forma gradativa. Primeiro, serão liberados os dados cadastrais.

Demais dados, como informações da conta, de cartões e operações de crédito serão liberados conforme cronograma do Banco Central.


Dados Compartilhados

Fase 3 - Em andamento

Você poderá solicitar a iniciação de pagamentos e o encaminhamento de proposta de operações de crédito.

Confira as datas previstas para liberação e iniciação de pagamentos:

30/08/2021 – Pix
15/02/2022 – TED
30/06/2022 – Boleto
30/09/2022 – Débito em conta

Encaminhamento de proposta de operação de crédito: 30/03/2022

Dados Compartilhados

Fase 4 - Prevista para 15/12/2021

Outros dados poderão ser compartilhados, como serviços de credenciamento em arranjos de pagamento, operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência.

12/12/21 - Dados públicos desses produtos e serviços
31/05/22 - Dados das transações dos clientes





INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO OPEN FINANCE


A partir da fase do Open Finance, a participação é obrigatória para as maiores instituições financeiras, classificadas assim pelo Banco Central.


Na fase 3, participam todas as instituições detentoras de contas, transações de pagamentos ou com contrato firmado de correspondente no País. As demais instituições podem participar de forma voluntária, mas, se optarem por receber dados a partir da fase 2, tornam-se obrigatórias.


OPEN FINANCE PARA DESENVOLVEDORES


O compartilhamento de dados e serviços do Open Finance acontecerá por meio de APIs (Application Programming Interface), tecnologia que permite a troca de informações de forma padronizada e segura.


Você, desenvolvedor, pode conferir as especificações técnicas no nosso Portal Exclusivo clicando aqui.