Já pensou em como seria você poder acessar as informações de outras instituições financeiras com as quais você tem relacionamento pelo canal de apenas uma delas?
COM O OPEN FINANCE*, REGULAMENTADO PELO BANCO CENTRAL DO BRASIL, ISSO SERÁ POSSÍVEL!
*O Open Finance entra em vigor em 01/02/2021, mas o compartilhamento de seus dados será permitido a partir de 13/08/2021.
Quais dados posso compartilhar?
O compartilhamento de dados do Open Finance acontecerá em 4 fases.
Fase 1 - Fase concluída
Os dados compartilhados serão das próprias instituições financeiras, com informações sobre canais de atendimento, produtos e serviços.
Fase 2 - Fase concluída
Nesta fase, já é possível compartilhar com as instituições financeiras os dados cadastrais e transacionais do cliente (conta corrente / poupança, operações e limites de crédito).
Fase 3 - Em andamento
Você poderá solicitar a iniciação de pagamentos e o encaminhamento de proposta de operações de crédito.
Fase 4 - Em andamento
Outros dados poderão ser compartilhados, como serviços de credenciamento em arranjos de pagamento, operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência.
INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO OPEN FINANCE
A partir da fase do Open Finance, a participação é obrigatória para as maiores instituições financeiras, classificadas assim pelo Banco Central.
Na fase 3, participam todas as instituições detentoras de contas, transações de pagamentos ou com contrato firmado de correspondente no País. As demais instituições podem participar de forma voluntária, mas, se optarem por receber dados a partir da fase 2, tornam-se obrigatórias.
OPEN FINANCE PARA DESENVOLVEDORES
O compartilhamento de dados e serviços do Open Finance acontecerá por meio de APIs (Application Programming Interface), tecnologia que permite a troca de informações de forma padronizada e segura.
Você, desenvolvedor, pode conferir as especificações técnicas no nosso Portal Exclusivo clicando aqui.
O sistema do Open Finance foi criado para garantir a autencidade das instituições participantes, que compartilharão os dados de forma criptografada, mas cada instituição financeira é responsável pela segurança do compartilhamento dos dados de seus clientes.
Por isso, se você receber qualquer mensagem solicitando o compartilhamento dos seus dados, só confirme seu consentimento, se souber quais informações serão compartilhadas e com qual instituição. Se tiver dúvidas, entre em contato com a instituição que mandou a mensagem.
O Open Finance e a Losango adotam todas as medidas de segurança, respeitando sempre a Lei Geral de Proteção de Dados, como você pode conferir em nossa Diretiva de Privacidade
Para saber mais, acesse aqui o FAQ do Banco Central.