Tópicos Sugeridos

Principais dúvidas sobre Crednet

APP Negócios

  • Ao acessar o CredNet pela primeira vez, será aberta a tela de troca de senha para que você altere a senha provisória que lhe foi fornecida e crie uma senha pessoal. Nesta tela, você também deverá cadastrar três perguntas secretas e suas respostas. No futuro, caso você esqueça sua senha, basta responder à pergunta secreta para que seu acesso seja liberado.

  • Por medida de segurança, o CredNet exibe periodicamente essa tela e solicitará que você altere sua senha. Não será permitida a reutilização das últimas 5 (cinco) senhas.

  • Não. O CredNet armazena todos os códigos de lojistas e nomes de usuários já digitados no seu computador, desde que ele esteja habilitado para guardar pequenos arquivos chamados de cookies. Os cookies são usados na maioria das páginas de Internet e servem para simplificar a navegação. Sua senha, que é a chave de segurança de acesso, não é armazenada e sem ela ninguém terá acesso ao CredNet com seus dados.

SIMULAÇÃO

  • Produto é a forma de financiamento que a loja pratica ou que o cliente escolheu. Cada produto tem o nome de TOP mais um número, que indica a modalidade do financiamento (cheque com juros, cheque sem juros, carnê com juros, etc). Na Web, Clicando com o mouse no botão cinza à direita do campo, você verá todos os TOPs disponíveis para sua loja. Selecione, dentre as opções disponíveis, aquela que foi acordada com o cliente.

  • A tabela de financiamento contém as condições do financiamento, como a taxa aplicada, carência, planos, etc. Cada produto pode ter uma ou mais tabelas. Após selecionar o produto a ser utilizado, o CredNet exibe apenas as tabelas referentes a este produto. Selecione a tabela desejada. Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Operador Comercial.

  • Neste campo você deve informar o valor total da(s) mercadoria(s) que o cliente escolheu e deseja financiar.

  • Verifique o formato do número que você está digitando.

  • O período entre a data de 1º vencimento e data da compra é chamado de carência. Na negociação entre Losango e Lojista, é estipulada uma carência mínima e máxima. É provável que a data de 1º pagamento solicitada não seja compatível com a carência negociada. Ao acusar o erro, o CredNet exibirá qual data de vencimento mínima e máxima é possível para a operação. Escolha uma nova data de vencimento dentro deste intervalo para seguir com a simulação.

  • Confira o CPF digitado, pois o número informado não está correto.

  • Verifique se estes campos estão preenchidos com zero. Em caso positivo, preencha-os de acordo com os dados do cliente. Caso os campos estejam preenchidos com valores diferentes de zero, apague-os e digite-os novamente, lembrando que você não deve digitar pontos e que a vírgula deve separar os centavos.

  • A data de nascimento deve ser preenchida no padrão DD/MM/AAAA. Além disso, o CredNet não aceita datas de nascimentos cujo o ano seja inferior a 1900 nem datas de nascimento cuja a idade seja inferior a 18 anos, exceto para clientes emancipados.

CET

  • É o custo efetivo total da operação, incluindo taxa de juros, seguros e outras tarifas. (A Losango não cobra Tarifa de Cadastro)

    • Informar ao cliente, previamente à contratação de empréstimos e financiamentos, a CET da operação;
    • Incluir a informação da CET e taxa de juros efetiva anual em todos os materiais publicitários que contenham simulação de financiamento e oferta de preço;
    • O sistema CredNet disponibiliza um simulador do financiamento e a CET. A simulação do financiamento deve ser impressa e entregue ao cliente.
  • A informação do CET mensal e anual está incluída na tela de simulação do CredNet e na Proposta de Adesão ao produto de crédito;

    Aqui em Dúvidas mais frequentes do Crednet está disponível para download a planilha de simulação da CET para todos os lojistas.

RESULTADO DA SIMULAÇÃO

  • Nesta tela serão exibidos os principais dados da operação para conferência. Foi a partir destes dados que o CredNet calculou os valores de prestações para cada plano que o cliente possa assumir. Após conferência dos dados e confirmação do cliente sobre o plano a ser escolhido, deve-se clicar sobre a prestação desejada para dar prosseguimento à operação.

  • Isto acontece por três motivos: a renda do cliente não é suficiente para assumir prestações nos planos que não foram exibidos; a proposta foi feita junto com o Seguro Losango, o que impede que o financiamento seja feito nos planos 1, 2 e 3; ou a tabela de financiamento selecionada não prevê os planos que não foram exibidos.

  • Você deverá clicar sobre o menu “Nova Proposta” disponibilizado na parte superior do lado esquerdo da tela e entrar com os novos dados.

DADOS CADASTRAIS

  • Os dados cadastrais já virão preenchidos quando o cliente tiver um contrato feito, em algum momento, com a Losango. De qualquer maneira, é importante conferir com o cliente os dados trazidos pelo CredNet. Caso haja alguma divergência, deve-se fazer uma atualização destes no CredNet.

  • Quanto mais dados forem preenchidos, mais fácil será feita a análise de crédito e maior será a possibilidade da proposta ser aprovada.

  • Sim, o nome do cliente poderá ser abreviado, desde que não seja o primeiro nem o último nome, ou ainda, se o primeiro nome for composto (Ana Maria, João Paulo, Carlos Eduardo) também não poderá ser abreviado. Exemplo Ana Maria Pereira Santos poderá ser abreviado para Ana Maria P Santos. Importante: não use pontos na abreviação de nomes, pois não é permitido a utilização de caracteres especiais neste campo.

  • Deverá ser preenchido o número do banco do cliente (caso o cliente não saiba, basta clicar no link e será aberta uma tela para busca do número do banco). Também deverá ser preenchida a agência e a data de abertura da conta, que aparece impressa nas folhas de cheques. No campo de intervalo de cheques deve conter o número da primeira e da última folha de cheque preenchida. Caso essa sequência seja interrompida por alguma razão o campo de segundo intervalo poderá ser utilizado.

  • No campo observação poderá ser digitada qualquer outra informação relevante para a aprovação da proposta. Poderá ser informada, por exemplo, a quitação de outro contrato de financiamento, possibilitando um maior comprometimento de renda para o cliente.

  • Após todos os dados preenchidos, clique no botão “Concluir” localizado na parte inferior da página, logo abaixo do campo Observação.

  • Após enviar uma proposta, o CredNet devolverá automaticamente uma das três respostas: negada, aprovada ou em análise. Caso a resposta seja aprovada, já será possível imprimir os documentos e concluir a venda. Caso a resposta seja em análise, deve-se aguardar alguns minutos pela resposta. Caso a resposta seja negada, deve-se informar ao cliente o motivo da negação ou submetê-la à reanálise.

STATUS DA PROPOSTA

  • Primeiramente, deve-se digitar o intervalo de tempo a ser consultado (máximo de cinco dias, incluindo o primeiro dia de consulta). Em seguida, deverá ser definida a forma de consulta, que poderá ser pelo nome do cliente ou por um dos seguintes status: Todas, Aprovadas, Em Análise, Negadas ou Reanálise. Por fim, poderá ser definido como as propostas consultadas serão ordenadas na tela: por proposta, nome ou status. Só então, deve-se clicar no botão “Buscar” para que as propostas sejam exibidas.

  • É provável que você já tenha feito todos os passos para liberação de uma proposta, que são: visualização de CD/PC, visualização de seguros (quando for o caso), captura do CMC7 dos cheques (caso a proposta seja de cheque); impressão do carnê (caso a proposta seja de carnê). Após realização de todas estas etapas, a proposta só poderá ser encontrada na tela de Liberação.

    Veja Também: LIBERAÇÃO DA PROPOSTA

FORMALIZAÇÃO DA PROPOSTA APROVADA

  • Deve-se clicar sobre o código da proposta aprovada para acessar uma nova tela, onde estarão disponíveis os botões para impressão de todos os documentos necessários à formalização do financiamento.

  • Este é um botão para acessar a Proposta de Adesão, documento obrigatório para todos os financiamentos Losango. A proposta será impressa em 3 (três) vias, sendo a 1ª do cliente, a 2ª da Losango (deve ser obrigatoriamente assinada pelo cliente) e a 3ª do lojista. Já a PC (Proposta de Cadastramento) somente será impressa para clientes novos, ou seja, que não possuem nenhum contrato com a Losango.

  • Para imprimir o carnê, o operador deve clicar no botão “Imprimir Documentos”, na tela de proposta aprovada e depois selecionar uma das duas opções: “Carnê” (entrega imediata ao cliente) ou Carnê (envio pelo correio).

  • O botão “Cheques cliente” só será exibido para propostas cuja forma de pagamento seja em cheque. Ao clicar no botão “Cheques cliente”, será aberta uma nova tela para captura do CMC7 dos cheques dados pelo cliente.

  • O CMC7 é o código de barras impresso na parte inferior da folha do cheque. Este código é numérico e possui um formato fixo de 30 algarismos divididos em três blocos distintos: o primeiro com 8 algarismos, o segundo com 10 e o terceiro com 12. Com este código completo, podemos identificar o banco, a agência a conta corrente e o número do cheque do cliente.

  • Na tela proposta aprovada, clique no link “Cheques cliente”, com a barra de rolagem (lado direito da tela) desça até encontrar a opção “Digitação Manual do CMC7”. Entre com os números do CMC7 do 1º cheque e clique no botão “Validar”. Repita o procedimento para os demais cheques. Note que, se os cheques forem sequenciais, apenas 1 algarismo nos 2 primeiros blocos do CMC7 é que irão variar. Após concluir a captura de todas as folhas de cheque, clique no botão “Finaliza e Salva”.

  • Apague todo o CMC7 que foi digitado para esta parcela e preencha-o novamente, pois a primeira digitação contém erros.

  • O CredNet só aceita a captura de cheques do mesmo banco informado no cadastro da proposta. Caso o cliente queira dar cheques de outro banco, ele deverá submeter uma nova proposta.

  • Esta mensagem indica que foram capturados menos cheques do que o total de parcelas do cliente. Consulte a tabela localizada acima do campo “Digitação Manual do CMC7” e verifique qual parcela ainda não teve o CMC7 capturado. Marque na coluna “Selecione” a prestação que está faltando e faça a digitação manual do CMC7. Após todos os cheques terem sido capturados, clique no botão “Finaliza e Salva”.

LIBERAÇÃO DE PROPOSTAS

  • A liberação da proposta tem como objetivo confirmar junto a Losango que uma proposta aprovada foi realmente concluída pelo cliente. Além disso, a liberação da proposta comanda a impressão automática do “Resumo de Remessa”, evitando, que o lojista tenha que fazer este fechamento de forma manual.

  • As propostas aprovadas só passam para a tela de liberação após terem sido visualizados o CD e a PC (em caso de primeira compra), impresso o carnê ou capturados os cheques. Se a proposta ainda não apareceu na tela de liberação, provavelmente um dos procedimentos anteriores ainda não foi efetuado.

  • A tela de “Resumo de Remessa” que aparece após a liberação das propostas na verdade é um documento que deverá ser impresso e usado como capa de lote dos documentos enviados pelo lojista para Losango.

RELATÓRIOS

  • Não. Para a Losango, só é necessário enviar os três Relatórios por Remessa, que são: Resumo de Remessa; Propostas da Remessa e Planilha de Cheques da Remessa (caso o lojista tenha submetido propostas em cheque). Os demais relatórios foram disponibilizados para controle do lojista.

  • O Resumo de Remessa é automaticamente impresso ao se comandar a liberação de uma ou mais propostas. Cada comando de liberação gera um Resumo de Remessa diferente, onde são exibidos a quantidade de propostas liberadas de EP, CDC e Seguros vendidos. Cada Resumo de Remessa possui um número de identificação.

  • No menu Relatório, marque a opção “Propostas por Remessa”, digite o número da remessa que se deseja imprimir e clique no botão “Visualiza”. Após visualização do relatório, clique no botão “Imprime”. Neste relatório, constará os seguintes dados de cada proposta liberada: número da proposta; CPF; produto (TOP); plano; e valor solicitado.

  • No menu Relatório, marque a opção “Planilha de Cheque”, digite o número da remessa que se deseja imprimir e clique no botão “Visualiza” . Após visualização do relatório, clique no botão “Imprime”.

  • O relatório “Produção Diária por Produto” contém todas as informações sobre propostas aprovadas, negadas e pendentes (propostas aprovadas que não tiveram seus documentos impressos).

REIMPRESSÃO DE DOCUMENTOS

  • Vá no menu “Status da Proposta” e informe o número da Proposta ou CPF, clique no link da proposta, selecione a opção “Imprimir Documentos”, marque o documento que deseja imprimir e clique no botão “Imprimir”.

JAVA VIRTUAL MACHINE

PARCELAS EM ATRASO

  • O lojista deverá gerar o boleto para o dia seguinte e orientar o cliente a pagá-lo via internet ou no primeiro dia útil após a impressão.

  • Não. Se o cliente tiver perdido o carnê/boleto, ele deverá solicitar segunda via através do Crednet, como já faz hoje. A nova funcionalidade somente pode ser feita para as parcelas com atraso entre 1 e 180 dias.

  • O lojista somente poderá negociar com as opções que estiverem na tela. Caso contrário, não conseguirá gerar boleto com vencimento que não consta no sistema.

  • O valor da parcela em atraso que aparece no boleto incorpora o valor dos encargos (multa e juros) na data da geração do boleto, mais a tarifa bancária vigente. Para o caso dos contratos com parcelas em atraso entre 31 e 180 dias, o sistema efetua cálculo do desconto nos encargos mais tarifa bancária vigente.

  • O lojista poderá reimprimir o boleto com vencimento atualizado para qualquer contrato com parcela entre 1 e 180 dias de atraso, independente do top do cliente, podendo este ser CDC de cheque e carnê ou EP de cheque e carnê.

RENEGOCIAÇÃO

  • Há 2 tipos de acordo para os clientes em atraso: Refin e Campanha. - Refin: voltado para clientes com atraso superior a 47 dias. Vantagens: desconto nos encargos (podendo chegar a 100%, dependendo do plano escolhido) e baixa imediata na Serasa e SPC, após a captura do 1º pagamento. - Campanha: voltada para clientes com atraso superior a 180 dias. Vantagens: descontos sobre os encargos e um percentual sobre o principal e baixa no SPC e SERASA após a captura do primeiro pagamento.

  • Estarão elegíveis a renegociação os clientes, cujo contrato seja: Carnê: - em atraso por mais de 47 dias; - com saldo em aberto acima de R$500,00. Carnê e Cheque: - em atraso por mais de 76 dias.

    *Estarão elegíveis a Campanha apenas alguns contratos com atraso superior a 180 dias.

  • Sim, desde que ele informe o CPF e a data de nascimento, o Crednet disponibilizará as opções de refin e/ou campanha.

  • O lojista deverá gerar o boleto para o próximo dia útil e orientar o cliente a pagá-lo em qualquer banco ou em qualquer correspondente bancário do Bradesco, respeitando-se a data de vencimento.

  • Não. O lojista somente poderá negociar com as opções que estiverem na tela. Caso contrário, não conseguirá gerar o boleto.

  • Sim, desde que a renegociação ainda esteja em vigor.

  • Não, a reimpressão do boleto não será permitida no lojista enquanto o acordo estiver vigente.

  • Não, a quantidade de parcelas depende do saldo devedor do cliente.

  • Não, somente na Central de Relacionamento ou na Filial Losango. Na Central de Relacionamento é feita a solicitação desde que o contrato já esteja incorporado ao MNOP, sendo que o prazo de recebimento é de 10 a 12 dias úteis.

  • Não, a atualização de endereço só pode ser feita através da Central de Relacionamento.

  • Não, o cliente deverá entrar em contato com a Central de Relacionamento, que indicará a filial Losango mais próxima a ele, para a retirada do(s) cheque(s). É possível solicitar o resgate de cheque em uma filial diferente da filial de origem do cheque.