Organização Financeira

5 dicas de transporte alternativo para adotar no cotidiano

Em tempos de contenção de despesas é importante adotar medidas para ajudar a controlar o orçamento familiar. O especialista em finanças André Massaro sugere cinco opções que podem ajudar no dia a dia. Confira!

- Carona/Compartilhamento do veículo

Em alguns países existem até incentivos para o uso compartilhado de carros. Nos EUA, por exemplo, em algumas cidades existem faixas que, na hora do "rush" são reservadas para veículos com mais de uma pessoa a bordo. Um exemplo é Los Angeles.

A dica é: descobrir quais colegas de trabalho moram perto e organizar a logística.

- Bicicleta

Um meio de transporte eficiente e ecologicamente correto que está ficando cada vez mais comum. Apenas atenção às questões de segurança, especialmente em grandes cidades.

- Transporte público

Não é exatamente "alternativo", mas é econômico. Inclusive é possível combinar transporte individual e público. Algumas grandes cidades já criaram (e ainda estão criando) bolsões de estacionamento em regiões mais periféricas, para que motoristas deixem seus carros e vão até o centro das cidades de transporte coletivo.

- Motocicletas e veículos menores

Motocicletas e carros urbanos pequenos (às vezes para apenas dois passageiros) são opções para quem não quer encarar o transporte coletivo, mas prefere deixar o carro maior em casa.

- Homeoffice

Uma alternativa mais radical e não acessível a todo mundo, mas é possível para algumas pessoas negociarem, junto aos seus empregadores: trabalhar em casa pelo menos alguns dias por semana. Essa medida ajuda a poupar, entre outras coisas, com o custo do deslocamento - e de forma considerável.

O entrevistado autoriza o uso de suas declarações

O portal Você Faz Acontecer e a Losango não se responsabilizam pelo conteúdo.

Esta informação não objetiva dar conselho legal, contabilidade ou taxa. Pessoas acessando estas páginas devem obter orientação apropriada considerando os objetivos do investimento, situação financeira e necessidade. A orientação financeira oferecida não foi preparada considerando-se objetivos de investimento em particular, situação financeira e necessidades de qualquer investidor em particular. Investidores orientados devem avaliar se é apropriado agir como tal.

Anterior Próxima

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas