Organização Financeira

Confira todas as matérias

Últimas postagens:

Comportamento

De tempos em tempos, a cena se repete: basta acontecer o lançamento de um celular ou novo modelo de carro para que as pessoas resolvam descartar o que têm para adquirir o produto mais atualizado. O avanço da tecnologia torna alguns artigos obsoletos muito rapidamente e acompanhar este processo pode trazer prejuízos financeiros, caso a pessoa não tenha o controle de suas contas.

Planejamento

Enfrentar a situação e ter controle financeiro são atitudes fundamentais na hora da negociação de uma dívida. Segundo o consultor financeiro Ricardo Pereira, as negociações não costumam levar muito tempo, por isso, quanto mais rápido o consumidor se organizar financeiramente, melhor. Confira a entrevista e veja as sugestões do especialista para o momento da negociação.

Comportamento
Planejamento

E chegou o fim do ano. Época de confraternizações e alegria, mas também de ficar atento ao consumo para não gastar mais do que tem. Ou, ainda, não comprometer o orçamento dos meses seguintes. Quem passou o ano inteiro controlando as finanças, se enquadra em um desses casos: ou se preparou para este momento e já tem uma reserva financeira com destino certo, ou está com as contas em ordem e deseja curtir as comemorações sem prejudicar o bolso. Para ajudar nessa missão, o educador financeiro Ricardo Pereira deu algumas sugestões para aproveitar esse momento especial, sem jogar todo o esforço do ano por água abaixo.

Comportamento

A estação mais quente do ano está prestes a chegar. Mas muito antes de entrarmos, oficialmente, no verão, a temperatura já está bem alta no Rio de Janeiro e em diversos outros estados. Enquanto o chuveiro elétrico deixa de ser prioridade nesta época, os ventiladores e aparelhos de ar condicionado tornam-se, praticamente, indispensáveis. E como fica a conta de luz? Para ajudar na economia de energia, entramos em contato com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Planejamento

Ter controle dos ganhos e gastos e manter a saúde financeira é uma tarefa difícil, mas não é impossível. E mais, o cartão de crédito ainda pode ser um aliado, desde que a ferramenta seja usada com responsabilidade. Para a economista Adriana Rodopoulos, controle é a palavra-chave para não prejudicar as finanças.

Comportamento

A moeda norte-americana está em alta e, com a valorização do dólar, o prejuízo não é somente para quem vai viajar. Muitos produtos podem pesar no orçamento do consumidor. Em entrevista exclusiva, o consultor financeiro Ricardo Pereira explica o porquê desse aumento, de que maneira isso afeta o mercado brasileiro e apresenta os pontos negativos e positivos. Confira:

Comportamento

Muito se fala sobre sustentabilidade e consumo consciente. O que poucos se dão conta é de que, além de afetar o meio ambiente, a forma como se usam determinados recursos também pode afetar o bolso. Seja o gasto excessivo de energia ou o desperdício de alimentos, por exemplo, fato é que quando não há planejamento e bom senso, a ‘conta’ final pode sair bem cara para cada um de nós e também para o nosso planeta.

Comportamento

É comum que as crianças sejam estimuladas ao consumo pela influência de propagandas e colegas que tenham um brinquedo, tênis e qualquer outro produto diferenciado. Mas, dentro de casa, o comportamento dos pais também é referência e, de certa forma, um espelho para a maneira como os filhos irão lidar com o dinheiro.

Planejamento

Fazer reforma em casa não precisa ser sinônimo de dor de cabeça. Assim como em outros investimentos da vida, a realização de uma obra também necessita de um bom planejamento financeiro e, neste momento, podem surgir algumas dúvidas. A arquiteta Rachel Reis e a designer de interiores Jeanny Machado mostram como é possível manter todas as fases de uma obra sob controle, sem estourar o orçamento. Confira!

Planejamento

Algumas pessoas desejam ter o carro do ano, outras preferem ter uma vida social bastante ativa e, há ainda aquelas que preferem viajar. Estas últimas fazem parte do grupo de pessoas que, para realizar o sonho de conhecer novos lugares (ou revisitar antigos destinos), planejam cada detalhe em busca de um passeio inesquecível. 

Planejamento

A poucos meses do fim do ano, ainda é possível se organizar e fechar 2015 no azul. Quem garante isso é o consultor Conrado Navarro, que explica que a regra principal das finanças continua a mesma: gastar menos do que ganha. É fundamental manter o orçamento doméstico sob controle, registrando receitas e despesas. No entanto, outros cuidados também podem ajudar e proporcionar ao cidadão um fim de ano mais tranquilo.

Comportamento

Com a atual crise econômica pela qual o país passa, os consumidores estão se vendo obrigados a adaptar seus hábitos de consumo para gastar menos e não prejudicar o orçamento. Quem está habituado a abrir a carteira sem pensar no amanhã, tem procurado novas formas de utilizar seu dinheiro, esperando por promoções, substituindo produtos e programas ou, simplesmente, abrindo mão do objeto de compra. 

Planejamento

Estudar ou trabalhar no exterior é o desejo de muitas pessoas que querem adquirir experiências para enriquecer o currículo. Mas será que este investimento vale a pena? Quem encara este desafio costuma dizer que sim. Passar uma temporada ‘lá fora’, conhecer outra cultura e colocar em prática o que se aprende são alguns dos benefícios adquiridos por quem faz intercâmbio, seja para estudar ou trabalhar.

Trabalho

Trabalhar em casa, no estilo home office, não é fácil como parece. É necessário ter disciplina, ser organizado e deixar a preguiça para trás. Em entrevista exclusiva, o consultor financeiro Conrado Navarro conta como deve ser o perfil de quem deseja assumir esta responsabilidade. Confira!

Planejamento
Planejamento

A relação com o dinheiro tem dois extremos que, se não forem trabalhados com equilíbrio, podem estar sujeitos a excessos. Em entrevista ao portal Losango, o consultor financeiro Ricardo Pereira destacou que na organização financeira o controle e a disciplina devem ser frequentes.

Planejamento

O fim do mês chegou e é hora de pagar as contas. Então, vem a surpresa: os gastos foram maiores do que a sua receita. E agora? O que fazer para que isso não vire uma constante? O consultor financeiro Reinado Domingos explica que o primeiro passo é fazer um diagnóstico da situação para ter uma visão ampla e ao mesmo tempo específica das finanças.

Trabalho

Tirar os projetos do papel exigem muita coragem. Mas, quando você sabe a coisa certa a fazer para investir em seus negócios, os ventos sopram a favor. Chamar algo de seu requer dedicação, tempo e capital. Para que essa combinação de fatores seja sempre constante em seus negócios, preparamos uma matéria especial que o ajudará a manter sua saúde financeira e seus sonhos sempre juntos.

Família

Viver intensamente cada ocasião trará a gostosa sensação de liberdade e plena realização. Comemorar alguma ocasião especial faz parte dos bons momentos que a vida nos proporciona. Entretanto, é preciso planejar os gastos, prever se o orçamento nos permite realizar qualquer tipo de evento. Para isso acontecer, preparamos uma matéria que vai ajudar você a celebrar e ficar tranquilo com as finanças.

Comportamento

Desde que foi anunciada a escassez da água, em especial na Região Sudeste do país, muito se fala em como economizar o consumo da mesma. Segundo o biólogo marinho Marcelo Szpilman, o uso responsável e com bom-senso no cotidiano é capaz de proporcionar considerável redução no desperdício sem mudar a qualidade de vida.

Comportamento

Que o hábito de fumar pode acarretar inúmeros prejuízos para a saúde, muita gente já sabe. Mas o que as pessoas ainda não se deram conta é que o consumo de cigarro pode comprometer cerca de 1,7% do orçamento familiar total, segundo pesquisas divulgadas pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos - Dieese, a respeito do custo de vida no Brasil.

Família
Planejamento

Conseguir a proeza de manter um dinheirinho guardado para as necessidades emergenciais ou planos futuros nem sempre é uma missão fácil de cumprir, principalmente com a proximidade das festas de fim de ano. Mais comum ainda é achar aqueles que prometem ser econômicas no próximo ano, mas ao longo do caminho acabam desistindo dos planos.

Trabalho
Planejamento

O primeiro salário tem um sabor especial: aquele dinheiro conquistado com o próprio esforço. Isso pode despertar nos jovens a vontade de gastar todo o valor sem pensar no amanhã. Portanto, para que o uso desenfreado do salário não se torne um hábito é preciso adotar algumas práticas saudáveis para o bolso.

Comportamento

Você é uma daquelas pessoas que acha difícil conjugar o verbo poupar? Promete mudar seus hábitos financeiros, mas percebe, logo no começo, que já vai desistir desses planos?

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas