Organização Financeira

LIDANDO COM AS REFORMAS E MUDANÇAS

Às voltas com uma recente mudança de casa, pensei no artigo de hoje, já que, por mais adaptado ao nosso jeito que a nova moradia esteja, há sempre pequenos reparos a realizar, ou móveis e utensílios domésticos a serem adquiridos, em meio a tantas outras preocupações. Bem, e sair fazendo as coisas sem um mínimo de planejamento, é a certeza de um quase desastre. Imagine você, meu querido leitor, se por falta de planejamento a nova cama chegar, mas não o colchão...

Já pensou na confusão? Assim, usando minha recente experiência, preparei um roteiro básico de como resolvi esta questão. Torço para que o ajude!

- Faça uma estimativa do que irá precisar:

É o primeiro passo do seu projeto, pois será a partir dele que você terá uma noção de quanto precisará gastar, o que deverá vir primeiro ou a quem recorrer no caso de prestadores de serviço. No meu caso, por exemplo, percebi que precisava da pintura completa de um quarto, da parede de uma sala, da instalação de dois aparelhos de ar-condicionado, incluindo a respectiva troca da voltagem, além de dois sofás, um aparelho de TV, camas e respectivos colchões para meus filhos, máquina de lavar, cortinas e lustres para dois ambientes e um toldo para a varanda. Mas cuidado, pois usualmente – homens em geral – esquecem de outras coisinhas muito importantes: roupa de cama, mesa e banho, talheres, louças, panelas, varais e outros utensílios e eletrodomésticos de cozinha, tais como liquidificador, cafeteira, escorredor de prato, jarras, etc.

- Pesquise preços:

Isto é algo que você deve fazer em qualquer situação que envolva despesas mais elevadas, e reformas ou mudanças enquadram-se bem nesta situação. Para as reformas, talvez nem sempre a questão preço seja a mais relevante, visto que não é incomum termos aqueles prestadores de serviço de nossa inteira confiança, o que entretanto não invalida chorar um descontinho aqui, outro acolá. Também em minhas pesquisas, descobri sites que fazem uma espécie de concorrência pública entre diferentes prestadores de serviço devidamente cadastrados: foi o que ocorreu para o caso do toldo onde recebi a visita e o orçamento de três prestadores distintos. Cuidado também com itens de pequeno valor – por exemplo conversores para a tomada – cuja diferença pode ser abusiva: procurando os meus, achei os mesmos modelos por R1 6 cada e por R1 15 cada, com um alarmante detalhe: as duas lojas eram vizinhas, dá para acreditar?

- Estabeleça prioridades:

Estabelecido o total do orçamento e considerando que o usual é não contarmos com todos os recursos de uma única vez, sugiro que você estabeleça o que deverá ser feito primeiro, tanto em função da logística – por exemplo, as pinturas e instalações de aparelhos de ar-condicionado vieram antes da encomenda das camas – como em termos de seu fluxo de caixa. O que é essencial deve vir primeiro; por exemplo a máquina de lavar chegou antes do aparelho de TV, pois eu já possuía um aparelho em boas condições em casa, o segundo seria apenas um conforto adicional.

- Feche os contratos e compras:

Com base nas etapas anteriores, é chegada a hora de se fechar os contratos com os prestadores de serviços e de se efetuar as compras. No primeiro caso, verifique o prazo de entrega, as condições de pagamento e, caso se trate de um novo fornecedor, procure tomar informações sobre a qualidade do serviço. Quanto às compras de produtos prontos, tratando-se principalmente de comércio eletrônico, é bom dar uma pesquisada na própria Internet a fim de atestar a idoneidade da loja vendedora.

- Evite o pagamento à vista:

Mesmo diante de descontos substanciais, esta é uma situação – principalmente quando se trata de produtos ou serviços que serão feitos sob encomenda (um sofá, por exemplo) – em que o velho ditado “seguro morreu de velho” é muito adequado. No meu caso, pinturas e instalações foram pagas por meio de sinal (30%) e cheques pré-datados para 30 e 60 dias. Pode ser até excesso de zelo de minha parte, mas entendo que, ansioso por ter sua receita em mãos, o prestador de serviços agilize seu trabalho de forma a antecipar a entrega do que foi contratado.

- Curta os resultados:

Não preciso nem dizer que essa é a melhor parte, concorda? Reforma pronta, casa com cara de nova, aproveite para chamar amigos, familiares e fazer uma pequena festa de inauguração. Torço para que seja um sucesso!

Um grande abraço e até a próxima!

O autor autoriza a publicação do artigo.

O portal Você Faz Acontecer e a Losango não se responsabilizam pelo conteúdo.

Esta informação não objetiva dar conselho legal, contabilidade ou taxa. Pessoas acessando estas páginas devem obter orientação apropriada considerando os objetivos do investimento, situação financeira e necessidade. A orientação financeira oferecida não foi preparada considerando-se objetivos de investimento em particular, situação financeira e necessidades de qualquer investidor em particular. Investidores orientados devem avaliar se é apropriado agir como tal.

Anterior Próxima

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas