Organização Financeira

4 dicas para evitar gastar mais do que se ganha

Uma das mais importantes regras para manter o controle financeiro em dia é gastar menos do que se ganha. Mas e quando o contrário acontece? Como proceder? O economista João Vieira dá dicas para evitar que isto aconteça. Confira!

- Anotar tudo que recebe e gasta ao longo do mês

Esta tarefa não é tão difícil. Planejar-se no início do mês para prever as despesas prováveis para o período e anotar os recebimentos permitirá saber se as receitas cobrirão as despesas. O monitoramento dos gastos também poderá permitir a identificação e classificação das despesas e, consequentemente, estudar onde poderá reduzir através da eliminação dos gastos desnecessários.

- Estipular uma meta de eventos por mês

Ao longo do mês pode-se ter diversas propostas de festas, aniversários e outros eventos que nos levam a gastar dinheiro com presentes, gasolina e com o consumo nos locais. Em tempos de alta nos preços o ideal é se planejar para comparecer apenas a alguns desses eventos reduzindo os gastos.

- Atenção aos contratos com prestadoras de serviços

Dentre nossas despesas mensais possuímos algumas que às vezes entram em nosso orçamento e sequer prestamos atenção no valor pago e na oferta de um concorrente que ofereça o mesmo serviço. Isso acontece com prestadoras de banda larga, telefonia fixa e móvel, serviços de TV a cabo, dentre outros. Uma boa ideia é dedicar um pouco do seu tempo para pesquisar a oferta do concorrente e verificar se este não possui preços mais baixos. Muitas vezes isso permite inclusive negociar com seu atual fornecedor e barganhar algum desconto.

- Estabelecer metas

Seja comprar um imóvel, um carro ou até uma viagem, ter metas ajudará a planejar-se melhor e dedicar parte da renda para uma poupança. A receita será analisada de modo mais cuidadoso, de maneira que a meta se torne mais próxima e os gastos considerados supérfluos tenderão a ser diminuídos.

O entrevistado autoriza o uso de suas declarações

O portal Você Faz Acontecer e a Losango não se responsabilizam pelo conteúdo.

Esta informação não objetiva dar conselho legal, contabilidade ou taxa. Pessoas acessando estas páginas devem obter orientação apropriada considerando os objetivos do investimento, situação financeira e necessidade. A orientação financeira oferecida não foi preparada considerando-se objetivos de investimento em particular, situação financeira e necessidades de qualquer investidor em particular. Investidores orientados devem avaliar se é apropriado agir como tal.

Anterior Próxima

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas