Organização Financeira

5 dicas para descobrir se você anda gastando demais

Já parou para pensar se você anda consumindo mais do que deve? Comprar é legal, gera satisfação, mas vale refletir sobre a necessidade de adquirir algo novo naquele momento e não acabar comprometendo o orçamento no fim do mês. Assim, se você faz parte do time que se sente com a corda no pescoço e tem a sensação de que dinheiro na mão é de fato vendaval, fique atento as sugestões do consultor financeiro, Reinaldo Domingos.

- Promoção é motivo para comprar?

Aproveitar a promoção para comprar algo que quer, é uma boa opção. No entanto, se você não consegue passar por uma promoção sem comprar (ainda que não esteja precisando), é um forte indício de que você não está sabendo se controlar e sua situação financeira pode estar em risco.

- Comprando produtos repetidos

Se, frequentemente, você chega em casa e percebe que comprou algo que já tinha – muitas vezes até mesmo um produto fechado ainda –, quer dizer que você não se planeja procura se planejar antes de sair comprando e, por isso, acaba gastando mais do que poderia.

- Preocupar-se sempre com o status

Comprar o que não necessita, com o dinheiro que não tem, para impressionar pessoas que, muitas vezes, nem sequer conhece, é um comportamento bastante visto, mas, quando esse hábito se torna recorrente, deve ser considerado um sinal de alerta.

- Trabalhar apenas para pagar contas

Chegar a um estágio em que o dinheiro que se ganha por um mês de trabalho é utilizado inteiramente para pagar dívidas é um atestado de que quem não está sabendo se organizar financeiramente,. Por gastar mais do que devia deve, não poupando algumas pessoas podem acabar não poupando para realizações de sonhos que é o que verdadeiramente nos move como sair do aluguel, conquistar o primeiro carro, entre outros.

- Atrelar o consumo ao humor

Se você só está bem quando gasta, se só fica feliz quando compra um produto novo, esse é um sinal contundente de que você é consumista sem consciência e impulsivo. As consequências, claro, são seríssimas no orçamento financeiro.

O autor autoriza a publicação do artigo.

O portal Você Faz Acontecer e a Losango não se responsabilizam pelo conteúdo.

Esta informação não objetiva dar conselho legal, contabilidade ou taxa. Pessoas acessando estas páginas devem obter orientação apropriada considerando os objetivos do investimento, situação financeira e necessidade. A orientação financeira oferecida não foi preparada considerando-se objetivos de investimento em particular, situação financeira e necessidades de qualquer investidor em particular. Investidores orientados devem avaliar se é apropriado agir como tal.

Próxima

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas