Organização Financeira

5 dicas para evitar dívidas

O planejamento financeiro é muito importante para quem deseja evitar as dívidas e manter o orçamento familiar em dia. Mas o que mais pode ser feito para fugir do endividamento? O consultor Ricardo Pereira sugere algumas soluções. Confira!

 

1 - Sempre obedecer ao orçamento doméstico

Saber qual é o valor da renda e dos gastos de cada mês é importante. Só assim é possível definir o padrão de vida e cortar despesas desnecessárias, que ao longo do tempo podem se tornar dívidas. Organize seu orçamento e mantenha o foco!

 

2 - Lembrar que o crédito é uma ferramenta

Utilizar o crédito com planejamento é fundamental. Defina seus objetivos e lembre-se de planejar a compra, sempre levando em consideração a possibilidade de surgirem imprevistos no meio do caminho;

 

3 – Prioridade

Em momentos de crise (como o atual) é fundamental priorizar os gastos e gastar realmente só o que for necessário. Tudo o que é supérfluo pode ser negociado e até substituído.

 

4 - Negociar sempre

Para quem já tem algumas dívidas em andamento, o ideal é não contrair novas despesas e buscar uma negociação com o credor para que a dívida possa ser quitada. Algumas dívidas com taxas de juros maiores podem ser substituídas por opções de financiamento com juros mais baixos;

 

5 - Buscar novas fontes de renda

Buscar formas de aumentar a renda é uma solução que pode ajudar a eliminar dívidas e ao mesmo tempo turbinar o orçamento familiar. Você pode tentar vender objetos que não são mais utilizados, ou buscar atividades que possam se tornar uma fonte de renda (ex: artesanato, orientação escolar/reforço, etc).

O autor e o entrevistado autorizam o uso de suas declarações. A Losango não se responsabiliza pelo conteúdo.

Esta informação não objetiva dar conselho legal, contabilidade ou taxa. As pessoas que acessam estas páginas devem obter orientação apropriada considerando os objetivos do investimento, situação financeira e necessidade. A orientação financeira oferecida não foi preparada considerando os objetivos de investimento em particular, situação financeira e necessidades de qualquer investidor em particular. Investidores orientados devem avaliar se é apropriado agir como tal.

Anterior Próxima

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas