Organização Financeira

5 dicas para juntar dinheiro mais fácil

O que para alguns parece ser uma tarefa fácil, para outros pode não ser. Juntar dinheiro requer disciplina e força de vontade. O consultor Reinaldo Domingos dá dicas para mostrar que é possível incluir este hábito no planejamento financeiro.

1. Saber para onde vai cada centavo do seu dinheiro
Pode parecer impossível, mas não é. Anote todos os gastos por pelo menos 30 dias, mesmo aqueles de menor valor, como gorjeta ou cafezinho. Separe todas as despesas por categorias. Dessa maneira, você saberá exatamente com o que está gastando seu dinheiro, podendo diminuir ou até eliminar gastos supérfluos e, assim, poupar essas quantias.

 2. Ter objetivos 
Sempre ouvimos sobre a importância de guardar uma parte do salário. Sim, devemos ter o hábito de poupar, no entanto, o dinheiro precisa ser carimbado, ou seja, ele precisa ter um destino certo. Caso contrário, ele será alvo fácil e será gasto a qualquer momento, com qualquer coisa. Tenha sonhos e poupe para realizá-los. Dessa forma, será muito mais fácil ter disciplina e foco.

 3. Mudar sua maneira de fazer o orçamento financeiro 
A maioria das pessoas aprendeu a realizar um orçamento financeiro mensal da seguinte forma: Ganhos (-) Gastos = Lucro/Prejuízo. Repare que, em nenhum momento, se leva em consideração o dinheiro que deve ser poupado para a realização dos objetivos. Sendo assim, priorize os seus sonhos e faça a seguinte conta, garantindo que o dinheiro será poupado: Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos.

 4. Fazer trabalhos freelancers
Sabemos que, muitas vezes, o orçamento é realmente apertado e, mesmo com muito esforço, é difícil guardar dinheiro. Portanto, uma maneira muito eficaz de ter uma renda extra e conseguir poupar, é fazendo trabalhos freelancers. Há diversas páginas e grupos na internet que reúnem oportunidades como essas.

 5. Utilizar os juros a seu favor (não contra)
Há uma maneira de fazer com que os juros trabalhem a nosso favor, que é o que chamamos de rendimento, ou seja, o dinheiro que ganhamos quando investimos. Comece a investir e assim, conseguirá juntar mais dinheiro em menos tempo.

O autor e o entrevistado autorizam o uso de suas declarações. A Losango não se responsabiliza pelo conteúdo.

Esta informação não objetiva dar conselho legal, contabilidade ou taxa. As pessoas que acessam estas páginas devem obter orientação apropriada considerando os objetivos do investimento, situação financeira e necessidade. A orientação financeira oferecida não foi preparada considerando os objetivos de investimento em particular, situação financeira e necessidades de qualquer investidor em particular. Investidores orientados devem avaliar se é apropriado agir como tal.

Anterior Próxima

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas