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5 dicas para saber diferenciar desejos de necessidades

Para quem gosta de consumir em demasia, uma das principais dificuldades é saber diferenciar a vontade de adquiri um produto da real necessidade de tê-lo. Foi pensando nisso que a psicanalista e consultora em educação financeira Márcia Tolotti preparou algumas dicas para servirem de alertas.

- Angústia ou ansiedade não são resolvidas em lojas:

Se você está ansioso ou triste e tem um impulso para comprar saiba que pode estar preso num processo inconsciente de autoboicote. Isso mesmo, estamos acostumados a receber mensagens subliminares de que ficaremos mais felizes comprando coisas. Geralmente, isso não é verdade. Reflita sobre as razões da ansiedade e da angústia e procure resolver o foco do problema e não fuja por uma rota que ainda vai lhe endividar.

- Impressionar pela inteligência

Aparência é importate, pode causar uma boa impressão e abrir algumas portas, mas para que as portas continuem abertas e para que você mantenha algo ou alguém que conquistou, a inteligência é determinante. Principalmente a inteligência financeira. Tanto homens quanto mulheres, sentem atração pela inteligência e tomada de decisão adequada. Portanto, invista na aparência, mas não com o dinheiro da sua independência financeira e não com mais do que, realmente, é razoável e inteligente gastar.

Dica prática: limite o valor que você gastará mensalmente em roupas ou equipamentos eletrônicos e jamais ultrapasse o valor estabelecido.

- Amadurecer financeiramente

Se você não sabe exatamente quanto ganha, quanto gasta ou quanto precisa para ser livre financeiramente está na hora de sair da zona de conforto atual – desconforto futuro certamente – e construir seu planejamento financeiro. Anote seus gastos, utilize uma planilha mensal, e acima de tudo, guarde um pouco do que você ganha.

- Assumir que a falta é benéfica

Ao invés de passar a vida tentando não se sentir em falta com a aparência, com os filhos, no trabalho, com amigos, com você mesmo, saiba que a sensação de falta é benéfica. É ela que faz com que tenhamos vontade de continuar, de prosseguir, de progredir, de construir projetos, de evoluir, de acordar e de melhorar. O marketing também descobriu que a falta é um elemento intrínseco ao ser humano e promove, mais e mais, falsas possibilidades de acabarmos com a falta através das compras (de roupas, serviços, viagens, etc.). Mas, não é verdade, jamais acabaremos – ainda bem – com a falta. Portanto, nada de desespero querendo comprar tudo rapidamente e se endividando.

- Diferenciar o tipo de compra

Existe basicamente 3 tipos de compras: necessidade, merecimento e sabotagem. A compra necessidade se refere aos itens de sobrevivência, ou seja, não podemos ficar sem (alimento, segurança...). A compra merecimento é aquela que fazemos sem precisarmos do objeto ou serviço. Mas, temos consciência e dinheiro, portanto nos damos ao luxo e podemos fazer isso. Agora, a compra sabotagem é aquela que não precisamos ou não temos dinheiro ou ambos. Dica prática: antes de adquirir algo responda com sinceridade qual é o tipo de compra que está prestes a fazer e se for a sabotagem desista imediatamente.

O entrevistado autoriza o uso de suas declarações.

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Esta informação não objetiva dar conselho legal, contabilidade ou taxa. Pessoas acessando estas páginas devem obter orientação apropriada considerando os objetivos do investimento, situação financeira e necessidade. A orientação financeira oferecida não foi preparada considerando-se objetivos de investimento em particular, situação financeira e necessidades de qualquer investidor em particular. Investidores orientados devem avaliar se é apropriado agir como tal.


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