Organização Financeira

8 Dicas financeiras para quem quer uma vida tranquila

Manter as contas sob controle todo mês pode parecer uma tarefa difícil. Segundo o economista João Vieira, a organização e o planejamento podem ser importantes aliados para quem quer ter uma vida financeira tranquila. Confira esta e outras dicas!

- Reserva financeira

Estabelecer um percentual para esta reserva. Além de permitir ter uma poupança que possa tranquilizar as contas, ela ainda pode servir como uma reserva de emergência.

- Bem estar e felicidade

Mesmo as pessoas mais regradas financeiramente devem ter uma porção do orçamento disponível para atividade que tragam bem estar e felicidade. Pessoas assim tendem a ter mais facilidade para se organizar, inclusive financeiramente.

- Investimento em bens

Evitar gastar com itens supérfluos ou que sofrerão desvalorização. Focar em obter bens duráveis e que poderão gerar renda futura.

- Organização

Manter as contas atualizadas e organizadas é fundamental para ficar tranquilo com as finanças pessoais. Saber ordenar os gastos e contas de acordo com o orçamento mensal disponível pode dar um pouco de trabalho, mas terá benefícios que valem a pena.

- Planejamento

Ao estabelecer metas para qualquer coisa, é possível investir tempo para pensar em ações que devemos tomar para atingir aquele objetivo. Quando não temos este planejamento, a tendência é dispersar o pensamento e não conseguir definir que rumo tomar. Pensar naquilo que faz feliz é um bom começo para quem quer se planejar financeiramente. A resposta para esta pergunta poderá indicar o caminho a seguir para iniciar o planejamento.

- Tenha paciência

Ter paciência para evitar imediatismos é fundamental para ter uma vida tranquila, inclusive financeiramente. Uma das principais regras de quem tem um projeto é ser fiel às ações planejadas e não permitir desvios.

- Compartilhar metas financeiras

Quando dividimos nossas metas financeiras com alguém, firmamos um compromisso com esta pessoa e isto pode nos ajudar a ser mais responsáveis. Pode parecer que não, mas a questão psicológica faz muita diferença.

- Conhecimento

Estudar sobre educação financeira é uma ótima maneira de buscar uma vida tranquila. Através do conhecimento, pode-se mudar as atitudes e melhorar os hábitos para ter uma vida mais equilibrada.

Anterior Próxima

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas