Organização Financeira

5 dicas financeiras para jovens profissionais

Concluir a faculdade, conquistar o primeiro emprego e, assim, ter a própria renda, é um processo muito esperado pelos jovens universitários. Mas é preciso ficar atento quando este sonho se torna realidade, pois será preciso aprender a gerenciar o salário durante todo o mês. Confira as dicas financeiras para jovens profissionais desenvolvidas pelo educador financeiro Reinaldo Domingos.

 

1- Viver o presente, mas não esquecer o futuro

Os jovens estão na fase de descobrir e testar muitas coisas e, por isso, vivem intensamente o presente. Não há nada de errado nisso, no entanto, não devem esquecer totalmente o futuro. É muito importante se planejar já com os primeiros salários e guardar dinheiro para médio e longo prazo. Acredite, essa é a melhor fase para fazer isso.

 

2- Ter sonhos

Exercite o costume de ter sonhos. Pode parecer besteira, mas muita gente deixa de lado seus objetivos de vida, principalmente em tempos de crise. No entanto, são eles que nos movem, nos dão força para seguir em frente e, principalmente, nos dão foco, evitando que gastemos por impulso com supérfluos, o que será muito bom para a vida financeira de quem está começando no mercado de trabalho.

 

3- Diagnóstico financeiro

Anote durante 30 dias todas as despesas, separando-as em categorias (restaurante, combustível, vestuário, etc.). A partir daí, você terá uma visão micro e macro de suas finanças, podendo saber para onde vai cada centavo do seu dinheiro. Controlar as próprias finanças é questão de hábito.

 

4- Educar-se financeiramente

Nessa fase da vida, é hora de aprender! Além disso, a cabeça ainda está bem arejada para adquirir novos conhecimentos. Busque livros, palestras e cursos – há alguns online e gratuitos – sobre educação financeira. Se aprender desde já a melhor maneira de usar e administrar seus recursos, terá uma vida financeira mais controlada, o que proverá mais realizações e uma aposentadoria mais tranquila.

 

5- Fazer o dinheiro trabalhar a seu favor

Agora que você possui seu próprio dinheiro, fruto de seu trabalho, aprenda a fazê-lo render. Estabeleça sonhos e invista o dinheiro poupado para cada um deles. Há a poupança, o tesouro direto, CDB, fundo de investimentos, previdência privada e ações. Busque mais informações sobre cada uma das opções.

O autor e o entrevistado autorizam o uso de suas declarações. A Losango não se responsabiliza pelo conteúdo.

 

Esta informação não objetiva dar conselho legal, contabilidade ou taxa. As pessoas que acessam estas páginas devem obter orientação apropriada considerando os objetivos do investimento, situação financeira e necessidade. A orientação financeira oferecida não foi preparada considerando os objetivos de investimento em particular, situação financeira e necessidades de qualquer investidor em particular. Investidores orientados devem avaliar se é apropriado agir como tal.

Anterior Próxima

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas