Organização Financeira

5 Dicas para administrar melhor o seu dinheiro

Cuidar do próprio dinheiro requer muita cautela, principalmente se existe a necessidade de poupar e reduzir as despesas supérfluas. Todo esse esforço tem por objetivo evitar prejuízos financeiros. O economista João Vieira deu algumas dicas sobre o assunto. Veja!

 

1- Analisar as contas

Analise suas contas para saber se estão sendo pagas em dia ou se estão atrasadas. O endividamento e a inadimplência independem do nível de renda das pessoas. A má administração financeira pode atingir qualquer um.

 

2- Organização financeira

Você possui um orçamento mensal onde anota seus gastos e planeja futuras aquisições? Esta é uma condição que pode ajudar na boa administração das finanças.

 

3- Reduzir gastos

A redução dos gastos pode ser uma tarefa mais fácil e rápida do que aumentar a renda mensal. Então, por meio da análise das despesas, tente identificar aquele gasto recorrente que pode ser encarado como supérfluo e corte-o. Se for possível identificar todos estes gastos, você já estará fazendo uma boa administração financeira.

 

4- Hábito de poupar

Ainda que uma parte da renda sobre, faça um esforço para poupá-la. A poupança é um ótimo termômetro para o nível de administração financeira e poderá ajudar a sair de situações de sufoco também.

 

5- Educação financeira para os filhos

A boa educação financeira deve ser passada também para as crianças. Com consciência financeira, elas podem ajudar no orçamento da família. Além disso, podem ser tornar adultos mais bem informados e capazes de ser independentes financeiramente.

O autor e o entrevistado autorizam o uso de suas declarações. A Losango não se responsabiliza pelo conteúdo.
 

Esta informação não objetiva dar conselho legal, contabilidade ou taxa. As pessoas que acessam estas páginas devem obter orientação apropriada considerando os objetivos do investimento, situação financeira e necessidade. A orientação financeira oferecida não foi preparada considerando os objetivos de investimento em particular, situação financeira e necessidades de qualquer investidor em particular. Investidores orientados devem avaliar se é apropriado agir como tal.

Anterior Próxima

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas