Organização Financeira

Como tornar o verão menos “suado” para o bolso

A estação mais quente do ano está prestes a chegar. Mas muito antes de entrarmos, oficialmente, no verão, a temperatura já está bem alta no Rio de Janeiro e em diversos outros estados. Enquanto o chuveiro elétrico deixa de ser prioridade nesta época, os ventiladores e aparelhos de ar condicionado tornam-se, praticamente, indispensáveis. E como fica a conta de luz? Para ajudar na economia de energia, entramos em contato com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“A primeira dica é aproveitar a luminosidade natural durante o horário de verão, reduzindo o tempo de utilização das lâmpadas. Trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes também proporciona grande economia. Agora, se o consumidor for comprar um aparelho novo, é importante levar em consideração a etiqueta de eficiência energética, com as classificações A, B, C, D e E, feita pelo Inmetro, sendo A o mais e E o menos eficiente”, explica Marcos Borges, responsável pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem.

Quanto ao ar condicionado, o Inmetro sugere que, para iniciar o uso, as portas do ambiente sejam fechadas e o aparelho seja ligado no máximo. Em seguida, o ideal é esperar refrigerar para depois diminuir a intensidade de refrigeração e manter a temperatura confortável. 

É preciso ficar atento também à geladeira. Segundo o Inmetro, o modelo mais simples, de uma porta, classificado como ‘A’ em comparação a um classificado como ‘E’, representa uma economia de R$60 em um ano. Não é recomendável secar roupas atrás do motor, assim como é importante manter a geladeira limpa. A borracha de vedação precisa estar boa, pois se houver vazamento de ar frio, o rendimento fica comprometido.

Quanto aos aparelhos eletrônicos que costumam ficar em modo espera (stand by) também é aconselhável retirá-los da tomada. Isso porque a etiquetagem de televisores, por exemplo, refere-se ao consumo em stand by.

Com essas e outras dicas que, no dia a dia, o consumidor vai adaptando à rotina, é possível economizar na energia elétrica e tornar o verão menos “suado”, principalmente para o bolso.

A autora e o entrevistado autorizam o uso de suas declarações. A Losango não se responsabiliza pelo conteúdo.

Esta informação não objetiva dar conselho legal, contabilidade ou taxa. As pessoas que acessam estas páginas devem obter orientação apropriada considerando os objetivos do investimento, situação financeira e necessidade. A orientação financeira oferecida não foi preparada considerando os objetivos de investimento em particular, situação financeira e necessidades de qualquer investidor em particular. Investidores orientados devem avaliar se é apropriado agir como tal.

Anterior Próxima

Próximas matérias

Comportamento

De tempos em tempos, a cena se repete: basta acontecer o lançamento de um celular ou novo modelo de carro para que as pessoas resolvam descartar o que têm para adquirir o produto mais atualizado. O avanço da tecnologia torna alguns artigos obsoletos muito rapidamente e acompanhar este processo pode trazer prejuízos financeiros, caso a pessoa não tenha o controle de suas contas.

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas