Organização Financeira

QUAL É O SEGREDO DE QUEM POUPA?

Você é uma daquelas pessoas que acha difícil conjugar o verbo poupar? Promete mudar seus hábitos financeiros, mas percebe, logo no começo, que já vai desistir desses planos? Pois bem, a psicanalista especialista em psicologia organizacional e do trabalho, Marcia Tolotti, conta em entrevista ao portal Você Faz Acontecer, alguns dos segredos de quem poupa. Veja só:

  • Você Faz Acontecer – É preciso entender sobre finanças para poupar?

    Marcia Tolotti – A cultura brasileira valoriza a poupança como investimento. Como isso é popular, as pessoas sabem, de forma geral, como funciona. Tem um ponto importante, a poupança pode ser o ponto de partida para qualquer investimento, mas não é o único. Aos poucos é necessário ler mais sobre o assunto para conseguir fazer escolhas mais rentáveis.

  • VFA – Qual seria o perfil de quem poupa?

    MT – O perfil é daquela pessoa que não quer passar a vida se boicotando. Por quê? Porque a maioria não está pensando no futuro financeiro, utilizando um pensamento mágico de que ‘tudo dará certo’, sem planejamento, sem proteção e sem investir para o envelhecimento. Se negarmos o processo de envelhecimento, negamos a necessidade de nos preparar para isso. E todos podem começar como poupador, guardando e não retirando o dinheiro e, posteriormente, se transformarem em investidores, ou seja, reinvestindo o dinheiro poupado.

  • VFA – Por que é tão comum começar a poupar e desistir no meio do caminho?

    MT – A persistência e a tolerância à frustração são essenciais. O prazer da recompensa não é agora, é no ‘só depois’. E em uma sociedade hedonista como a nossa, em que repetimos como mantra ‘eu mereço’, ‘a vida é agora’, ‘quero aproveitar hoje, não sei se estarei aqui amanhã’, é preciso ter um controle emocional muito grande para não saquear a própria poupança e o próprio investimento, na primeira dificuldade ou vontade que aparecer.

  • VFA – Para não se render à tentação e desistir de poupar, o que você sugere?

    MT – Respeito próprio. Como? Se uma pessoa decidiu que quer investir para a sua aposentadoria R por mês e mais R para fazer uma viagem, ela terá que viver com R a menos todos os meses até atingir o montante que estabeleceu. Sem sofrimento, sem boicote e deixando que o desejo construído e realizado.

O entrevistado autoriza o uso de suas declarações

O portal Você Faz Acontecer e a Losango não se responsabilizam pelo conteúdo.

Esta informação não objetiva dar conselho legal, contabilidade ou taxa. Pessoas acessando estas páginas devem obter orientação apropriada considerando os objetivos do investimento, situação financeira e necessidade. A orientação financeira oferecida não foi preparada considerando-se objetivos de investimento em particular, situação financeira e necessidades de qualquer investidor em particular. Investidores orientados devem avaliar se é apropriado agir como tal.

Próxima

Próximas matérias

Planejamento

O primeiro salário tem um sabor especial: aquele dinheiro conquistado com o próprio esforço. Isso pode despertar nos jovens a vontade de gastar todo o valor sem pensar no amanhã. Portanto, para que o uso desenfreado do salário não se torne um hábito é preciso adotar algumas práticas saudáveis para o bolso.

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas