Organização Financeira

Jovens: como lidar com o primeiro salário

O primeiro salário tem um sabor especial: aquele dinheiro conquistado com o próprio esforço. Isso pode despertar nos jovens a vontade de gastar todo o valor sem pensar no amanhã. Portanto, para que o uso desenfreado do salário não se torne um hábito é preciso adotar algumas práticas saudáveis para o bolso. A questão não é deixar de viver o presente, mas ter em mente que ainda há uma vida inteira pela frente.

Uma alternativa é começar a investir, mesmo que em pequenos valores mensais, em uma aposentadoria tranquila. Mas, segundo o educador financeiro Reinaldo Domingos, há outro ponto relevante para não cair em tentação e gastar o salário em poucos dias: ter sonhos.

“Quando temos objetivos bem definidos o ato de economizar e guardar não é um martírio, mas sim uma certeza de que iremos realizar algo. Esse é um ótimo exercício para aprender a controlar o dinheiro, tendo prioridades e não gastando com qualquer coisa”, explica o especialista.

E para alcançar qualquer objetivo é importante traçar metas e se organizar financeiramente para poder definir em quanto tempo poderá realizá-lo. Domingos sugere alguns pontos a serem avaliados no momento da definição da reserva financeira mensal.

“É preciso analisar o orçamento financeiro, saber direitinho quais são os ganhos e gastos. Assim, se estiver gastando muito, saberá onde poderá cortar”, indica.

Desta forma, é possível que o jovem compreenda desde cedo a importância do dinheiro e de como aplicá-lo no dia a dia. Pequenos hábitos podem permitir o entendimento de que a remuneração não deve ser encarada como finalidade, e sim como uma ferramenta para alcançar sonhos.

 

O entrevistado autoriza o uso de suas declarações

O portal Você Faz Acontecer e a Losango não se responsabilizam pelo conteúdo.

Esta informação não objetiva dar conselho legal, contabilidade ou taxa. Pessoas acessando estas páginas devem obter orientação apropriada considerando os objetivos do investimento, situação financeira e necessidade. A orientação financeira oferecida não foi preparada considerando-se objetivos de investimento em particular, situação financeira e necessidades de qualquer investidor em particular. Investidores orientados devem avaliar se é apropriado agir como tal.

 

Anterior Próxima

Próximas matérias

Planejamento

Conseguir a proeza de manter um dinheirinho guardado para as necessidades emergenciais ou planos futuros nem sempre é uma missão fácil de cumprir, principalmente com a proximidade das festas de fim de ano. Mais comum ainda é achar aqueles que prometem ser econômicas no próximo ano, mas ao longo do caminho acabam desistindo dos planos.

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas