Organização Financeira

Como planejar um casamento de maneira criativa e econômica

Tradicionalmente maio é conhecido como o mês das noivas no Brasil. Uma influência da Igreja Católica, pelo fato de ser o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus Cristo. Muitas pessoas optam por dizer o tão esperado ‘sim’ nesta época, seja pelo clima mais fresco de outono ou por não ter mais as despesas típicas do início de ano. Independente dos motivos, uma coisa é certa: preparar um casamento não é tarefa nada fácil e nem mesmo cabe no orçamento de muitos casais.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Eventos - Abrafesta, cerca de 85% dos noivos acreditam que organizar uma festa de casamento é algo bastante complexo e com valores cada vez mais elevados. Por isso, nos últimos anos, as preocupações com os gastos para o grande dia têm levado muitos casais a optarem por celebrações mais simples e, principalmente, sem dívidas.

“O importante no casamento é o amor. A festa é só uma formalidade, não vale se endividar, pois os sonhos podem se adaptar ao seu bolso”, afirmou a Sammia Ferreira, blogueira responsável pelo Casando Sem Grana.

Ainda de acordo com Sammia, a busca insana pela perfeição não deve existir no período de planejamento do casamento, e afirma ser possível fazer uma economia criativa a partir de algumas dicas básicas.

Faça você mesmo

Aposte em flores mais baratas, como a copo-de-leite e, para decoração, velas e objetos pessoais para não precisar alugar nenhum item.

Orçamento sob controle

Se o orçamento está curto, peça para alguém que saiba costurar fazer o vestido, a irmã o bolo e você mesma pode fazer a decoração e as lembranças. Caso não tenha como contratar um super buffet com doces finos, faça algo mais simples, tipo brigadeiros gourmet que estão em alta e são fáceis de fazer.

Fornecedores

Buscar fornecedores justos na sua cidade com serviços bacanas e inovadores a um preço bem camarada, esse é o objetivo.

Espaços alternativos

Caso não possa alugar um salão, faça na casa de um amigo, um sitio da família ou mesmo aposte na informalidade de um churrasco no salão do prédio onde vai morar, por exemplo.

O portal Você Faz Acontecer e a Losango não se responsabilizam pelo conteúdo.

O portal Você Faz Acontecer e a Losango não se responsabilizam pelo conteúdo.

O entrevistado autoriza o uso de suas declarações.

Esta informação não objetiva dar conselho legal, contabilidade ou taxa. Pessoas acessando estas páginas devem obter orientação apropriada considerando os objetivos do investimento, situação financeira e necessidade. A orientação financeira oferecida não foi preparada considerando-se objetivos de investimento em particular, situação financeira e necessidades de qualquer investidor em particular. Investidores orientados devem avaliar se é apropriado agir como tal.

Anterior Próxima

Próximas matérias

Trabalho

Tirar os projetos do papel exigem muita coragem. Mas, quando você sabe a coisa certa a fazer para investir em seus negócios, os ventos sopram a favor. Chamar algo de seu requer dedicação, tempo e capital. Para que essa combinação de fatores seja sempre constante em seus negócios, preparamos uma matéria especial que o ajudará a manter sua saúde financeira e seus sonhos sempre juntos.

Planejamento

O fim do mês chegou e é hora de pagar as contas. Então, vem a surpresa: os gastos foram maiores do que a sua receita. E agora? O que fazer para que isso não vire uma constante? O consultor financeiro Reinado Domingos explica que o primeiro passo é fazer um diagnóstico da situação para ter uma visão ampla e ao mesmo tempo específica das finanças.

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas