Organização Financeira

Você está pronto para ser o dono do negócio?

Você oferece algum tipo de serviço e acredita que isso pode virar um grande negócio? Costuma ouvir dos amigos que está na hora de abrir a própria empresa? Tem espírito empreendedor? As respostas para tais perguntas podem ser positivas, mas é preciso que você faça outras coisas antes de encarar o desafio de entrar no mundo empresarial. Para ajudá-lo a eliminar algumas dúvidas, o consultor financeiro André Massaro lista alguns pontos essenciais antes de você virar “o dono do negócio”.

Antes de tudo, Massaro explica que a primeira coisa que a pessoa precisa descobrir é a motivação empreendedora. Ele lembra que empreendedores de verdade são, geralmente, pessoas que gostam de fazer as coisas simplesmente “por fazer”, pelo prazer de construir e transformar.

“É uma motivação interna e não necessariamente associada a algum tipo de recompensa. Pessoas que têm apenas motivações externas, como simplesmente ganhar dinheiro ou ‘se livrar do chefe’ costumam ter mais dificuldade com a vida de empreendedor, principalmente com as incertezas e o sacrifício pessoal que o empreendedorismo demanda”, diz.

Se a pessoa chega à conclusão que tem um perfil empreendedor, segundo o consultor, ela deve se perguntar com que tipo ou segmento de negócios tem mais afinidade para, em seguida, verificar quais os recursos (tempo e dinheiro) há disponíveis para investir.

“Um plano de negócios é uma ferramenta interessante, pois obriga o empreendedor a pensar. Para colocar no papel, de forma lógica, o empreendedor terá que elaborar mentalmente todas as fases e as etapas do negócio, e isso o levará a entender melhor o que está fazendo, ajudando a identificar erros e falhas conceituais antes que elas aconteçam no mundo real”, aconselha.

Outro conselho dado por Massaro é que a pessoa descubra que habilidades e conhecimentos ela precisa adquirir e desenvolver antes de mergulhar na vida empreendedora. A última dica, talvez a mais importante segundo o consultor, é que a pessoa se prepare financeiramente para “aguentar o tranco”.

“Raros são os negócios que começam a dar dinheiro logo no início. Pelo contrário, muitos podem levar anos até se tornarem sólidos e lucrativos, por isso a preparação financeira não deve ser negligenciada. Se a pessoa chega à conclusão que o negócio dela levará dois anos para ser lucrativo, então ela deverá se preparar para viver sem contar com ele por pelo menos três anos (é importante ser conservador e dar uma boa margem de segurança)”, assegura.

Diante de tudo isso, o apoio da família é essencial. Para Massaro, o empreendedor vive, especialmente no começo, períodos de grande incerteza que podem ser muito estressantes.

“Se a família não estiver ao lado apoiando, as chances de sucesso ficam bastante reduzidas. Também é importante que a família tenha expectativas realistas quanto ao retorno do negócio, entendendo que há um tempo de maturação antes que se possa sequer pensar em tirar dinheiro dele. O empreendedor precisa fazer o máximo para que não seja financeiramente pressionado pela família antes que o negócio esteja em condições de dar lucros consistentes”, conclui.

O entrevistado autoriza o uso de suas declarações.

O portal Você Faz Acontecer e a Losango não se responsabilizam pelo conteúdo.

Anterior Próxima

Próximas matérias

Planejamento

O fim do mês chegou e é hora de pagar as contas. Então, vem a surpresa: os gastos foram maiores do que a sua receita. E agora? O que fazer para que isso não vire uma constante? O consultor financeiro Reinado Domingos explica que o primeiro passo é fazer um diagnóstico da situação para ter uma visão ampla e ao mesmo tempo específica das finanças.

Planejamento

A relação com o dinheiro tem dois extremos que, se não forem trabalhados com equilíbrio, podem estar sujeitos a excessos. Em entrevista ao portal Losango, o consultor financeiro Ricardo Pereira destacou que na organização financeira o controle e a disciplina devem ser frequentes.

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas