Organização Financeira

Categorias

Empréstimo online

Simule e contrate seu empréstimo em poucos cliques.

Simule sem compromisso

Estudar longe de casa requer organização financeira

Mulher segurando um tablet

Ingressar na faculdade é, muitas vezes, um período marcante na vida de uma pessoa. É o início de uma nova fase de descobertas, dedicação e planejamento para a futura profissão. Muitos jovens prestam vestibular para universidades em outras cidades, o que implica mudanças que vão além da adaptação em um novo ambiente: viver longe da família, ter autonomia nos estudos e nos possíveis contratempos e, claro, organizar as finanças.

Um dos maiores desafios, na opinião da economista Adriana Rodopoulos, é a mudança drástica de ambientes, especialmente para aqueles que mudam para grandes centros urbanos. Os gastos com as necessidades básicas como alimentação, transporte e moradia costumam ser superiores do que em cidades menores.

Geísi Sabadinni, 25, está cursando o último período de Estudo de M&iaute;dias na Universidade Federal Fluminense (UFF) e vive esta realidade. Ela saiu de Guarapari, no Espírito Santo, em 2009, e diz que a maior dificuldade ao chegar foi começar do zero longe de casa. A estudante, que mora em uma república com outras três pessoas, diz que antes de arrumar um emprego fixo contava com a ajuda financeira dos pais e buscava empregos temporários para conseguir arcar com os custos.

“Quando resolvi vir para o Rio de Janeiro não me organizei financeiramente como deveria. Apenas juntei o dinheiro do meu último emprego em Guarapari e contei com as economias da minha mãe. Hoje penso mais nisso e estou sempre atenta às promoções para fazer o dinheiro sobrar no fim do mês”, conta Geísi.

A jovem encarou esta nova fase como um aprendizado. Na opinião de Rodopoulos, trata-se de uma etapa em que conselhos da família e de amigos com mais experiência nas finanças pode ser muito útil para compreender a relação com o dinheiro.

“Não nascemos sabendo lidar (bem) com dinheiro, então devemos ver esse momento como um aprendizado. Conversar com os amigos e verificar como eles estão lidando com isso, também pode ajudar bastante. O importante é aproveitar essa fase para aprender ao máximo”, orienta o economista.

É importante ter em mente que, em algum momento, o dinheiro pode acabar. Parece evidente, mas é preciso estar atento e determinado para resistir às tentações e conseguir controlar o orçamento mensal.

O autor autoriza a publicação da matéria. A Losango não se responsabiliza pelo conteúdo da matéria.

O autor autoriza a publicação da matéria. A Losango não se responsabiliza pelo conteúdo da matéria.


Atendimento