Organização Financeira

Você é um "poupador"?

Conseguir a proeza de manter um dinheirinho guardado para as necessidades emergenciais ou planos futuros nem sempre é uma missão fácil de cumprir, principalmente com a proximidade das festas de fim de ano. Mais comum ainda é achar aqueles que prometem ser econômicas no próximo ano, mas ao longo do caminho acabam desistindo dos planos.

Por outro lado, existem aquelas pessoas que são exímios poupadores. Estão sempre fazendo contas, guardando os trocadinhos e planejando cada passo da vida financeira. Esses, em muitos casos, são chamados de “mãos de vaca”, forma popular que faz referência direta às pessoas extremamente econômicas.

De qualquer maneira, cultivar hábitos saudáveis financeiros no orçamento é a melhor opção para atingir o equilíbrio nas contas pessoais, mas como fazer isso na prática? Para o educador financeiro, Thiago Dias Quintino, a chave para o sucesso dos poupadores está na organização.

“O segredo está no planejamento da forma em que se vai gastar o dinheiro e na forma em que os poupadores monitoram e controlam suas finanças. De uma forma bem simples e clara, o segredo é: gastar menos de que se ganha e ainda poupar parte do dinheiro que se ganhou”, explicou o educador.

Ainda segundo Thiago, investir na educação financeira da sua família é uma opção bastante viável e duradoura. “É o primeiro passo para conquistar uma melhor qualidade de vida e a tão sonhada independência financeira”, concluí o educador.

Ele aproveita para sugerir seis passos alternativos para quem quer equilibrar as contas e se organizar financeiramente em 2015.

1º passo: Se quiser sair definitivamente do vermelho neste final de ano é preciso realizar um diagnóstico das suas dívidas e planejar a forma que vai pagá-las. As dívidas mais altas devem ser priorizadas, tais como: empréstimos, cartão de crédito e cheque especial;

2º passo: Aproveitar o 13º salário para fazer a sua poupança. É importante ter uma reserva financeira para suprir as necessidades emergenciais. Não existe um consenso sobre a quantidade de dinheiro que se deve guardar, mas é importante criar o hábito de guardar pelo menos de 10 a 15% de seu salário para a poupança.

3º passo: Elaborar uma planilha de controle de despesas, receitas e alimentá-las regularmente. Para quem é adepto dessa tecnologia, elaborar uma planilha financeira é fantásticao para auxiliar o controle de suas finanças. Há algumas pessoas que tem dificuldades no manuseio, para elas a opção é realizar o seu controle das finanças num simples caderno. De um lado colocará das receitas e de outro as despesas.  O ideal é que no final de cada dia você reserve 05 minutos para alimentar sua planilha financeira.

4º passo: Avaliando melhor as promoções tentadoras. Essas promoções podem impulsionar nosso cérebro a consumir de forma desenfreada objetos e/ou materiais que não necessitamos de fato;

5º passo: Pensando muito bem antes de comprar. É preciso comparar os preços entre lojas, supermercados, hipermercados. Este ato lhe traz uma economia de até 30% do valor da compra inicial;

6º passo: Comprando à vista. Essa é uma das modalidades de comprar que lhe proporciona maior poder financeiro para negociar e assim evitar eventuais surpresas nas suas finanças.

O entrevistado autoriza o uso de suas declarações.

O portal Você Faz Acontecer e a Losango não se responsabilizam pelo conteúdo.

Esta informação não objetiva dar conselho legal, contabilidade ou taxa. Pessoas acessando estas páginas devem obter orientação apropriada considerando os objetivos do investimento, situação financeira e necessidade. A Organização Financeira oferecida não foi preparada considerando-se objetivos de investimento em particular, situação financeira e necessidades de qualquer investidor em particular. Investidores orientados devem avaliar se é apropriado agir como tal.

Anterior Próxima

Próximas matérias

Comportamento

Que o hábito de fumar pode acarretar inúmeros prejuízos para a saúde, muita gente já sabe. Mas o que as pessoas ainda não se deram conta é que o consumo de cigarro pode comprometer cerca de 1,7% do orçamento familiar total, segundo pesquisas divulgadas pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos - Dieese, a respeito do custo de vida no Brasil.

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas