Organização Financeira

Gastou demais? Veja como evitar isso no próximo mês

O fim do mês chegou e é hora de pagar as contas. Então, vem a surpresa: os gastos foram maiores do que a sua receita. E agora? O que fazer para que isso não vire uma constante? O consultor financeiro Reinado Domingos explica que o primeiro passo é fazer um diagnóstico da situação para ter uma visão ampla e ao mesmo tempo específica das finanças.

“Anote todos os gastos do mês, separando-os por categorias (restaurantes, gasolina, vestuário, etc). Dessa maneira, é possível descobrir com o que exagerou mais, podendo diminuir ou até eliminar essa despesa”, sugere.

Para resistir às tentações e às compras, algumas vezes, desnecessárias, Domingos orienta as pessoas a terem sonhos e metas de curto, médio e longo prazo.

“Quando temos objetivos de vida ficamos mais focados e menos propensos a gastar sem planejamento. São os sonhos que realmente evitam que as pessoas gastem por impulso e passem a ter mais disciplina, economizando e poupando para realizar esses objetivos”, lembra.

Outro conselho do consultor é destinar uma parte do salário ou ganho mensal para o sonho. Ou seja, logo que receber, já retirar o valor que poderá poupar para aquele objetivo e, com o que sobrar, adequar as despesas.

“Quando a pessoa sentir que, dessa forma, pode finalmente realizar seus sonhos, não será um martírio ter que diminuir um pouco o que gasta com as despesas do dia a dia ou cortar os supérfluos, pois será em prol de algo maior”, explica.

O autor e o entrevistado autorizam o uso de suas declarações

O portal Você Faz Acontecer e a Losango não se responsabilizam pelo conteúdo.

Anterior Próxima

Próximas matérias

Planejamento

A relação com o dinheiro tem dois extremos que, se não forem trabalhados com equilíbrio, podem estar sujeitos a excessos. Em entrevista ao portal Losango, o consultor financeiro Ricardo Pereira destacou que na organização financeira o controle e a disciplina devem ser frequentes.

Planejamento

Organizar as contas, se controlar financeiramente e prosperar são o desejo de muitas pessoas. Fazer planilhas, anotar os gastos, enfim, inúmeros são os conselhos dos consultores financeiros para atingir tais objetivos, mas o que, de fato, impede isso? O consultor Ricardo Pereira conta alguns dos principais erros cometidos por quem tenta se planejar financeiramente e não consegue. 

Soluções para Você

Descubra todas as soluções que temos para você realizar seus sonhos.

Tabela de Tarifas