Organização Financeira

Categorias

Orçamento Familiar: como organizar as contas com a chegada de um bebê

A chegada de um filho é motivo de alegria para toda a família, não é mesmo? Com a grande notícia, automaticamente pensamos em roupinhas, sapatos, acessórios, móveis e fraldas, ou seja: compras. Para que o nascimento da criança seja tranquilo e não afete o orçamento dos pais de maneira negativa, é importante começar seu planejamento familiar já durante a gravidez, o mais cedo possível. Por isso, separamos algumas dicas para ajuda na sua economia doméstica, fazendo com que a chegada do novo integrante da família seja especial e não complique sua conta bancária. Confira:

Planilhe seus gastos atuais

Com a correria do dia a dia, acabamos estabelecendo um padrão de vida sem ter ideia de quanto exatamente ele custa. Por isso, antes de adicionar as despesas de um bebê, é preciso entender o seu panorama financeiro atual. Crie uma planilha e liste tudo (tudo mesmo!) que faz parte do seu orçamento familiar. Assim, você vai entender o perfil financeiro da sua família para encaixar os gastos que um bebê demanda.

Pesquise e converse com outros pais

A experiência de pessoas que já passaram por esse momento pode ajudar muito, principalmente se forem amigos ou familiares próximos que conhecem seu estilo de vida. Qualquer tipo de informação ou dica é bem-vinda! Após isso, comece a pesquisar e comparar preços de tudo que será necessário a curto e longo prazo: reforma, novos móveis, itens de segurança para a casa, fraldas, etc.

Planilhe novamente

Retome sua planilha adicionando os prováveis gastos com o bebê. O ideal é priorizar o que for mais urgente (como a compra de um berço) e separar o que será fixo (fraldas, alimentação, plano de saúde infantil) do que será passageiro (gastos com o parto e um possível chá de bebê, por exemplo). A partir disso, você terá mais facilidade em decidir o que cortar de suas despesas atuais e poderá ter uma noção da sua vida financeira a partir da grande chegada.

Aproveite o chá de bebê

Organizar uma festa para comemorar a chegada do bebê não precisa ser um gasto enorme e ainda vai ajudar você a economizar depois. Especifique o tamanho desejado do pacote de fraldas que vai pedir para cada convidado, assim, você poderá ganhar tamanhos variados. Curta esse momento com as pessoas que ama, pois ele é único!

Invista no futuro

Caso seu orçamento esteja em ordem, você já pode começar a investir na segurança e futuro do seu filho: inicie um seguro de vida, previdência infantil ou poupança para ele. Acredite, essa decisão vai valer a pena em alguns anos!

Viu só? Com planejamento feito corretamente e com antecedência, sua família vai aumentar com muito amor e não vai sobrar espaço para preocupações financeiras. Não se esqueça de contar com a Losango nesse e em todos os outros momentos da sua vida. Clique aqui, conheça nossas soluções financeiras e encontre a opção ideal para o seu momento de vida.


Atendimento