Organização Financeira

Categorias

Como fazer um planejamento financeiro?

O primeiro passo para ter controle financeiro é se organizar. Você deve estar pensando que “na teoria é fácil”, mas nós garantimos que na prática também é. Por isso, vamos te ajudar a fazer seu planejamento financeiro e retomar o controle de gastos pessoais

Tenha um objetivo

Definir uma meta é o pontapé inicial para a organização financeira. Quando você sabe o que quer e quanto isso custa, é fácil fazer as contas e entender quanto precisa juntar por mês. Se o seu objetivo (ou um deles) for quitar suas dívidas, confira nossas dicas financeiras especiais para colocar as contas em dia.

Faça uma planilha de controle financeiro

Sabendo o valor total que você precisa – seja para comprar uma casa ou carro, fazer a viagem dos sonhos ou pagar a faculdade dos filhos – chega o momento de entender o panorama geral do seu orçamento para inserir a realização desse objetivo. Coloque nessa planilha a sua renda mensal e também todos os seus gastos e categorize eles como “essenciais”, “supérfluos” e “extras”. Depois, reveja todos os “extras” e analise quais deles você consegue prever, por exemplo: tem meses do ano que temos gastos comemorativos como ovos de páscoa, presentes de Natal ou aniversários, nesses casos, podemos reservar uma renda mensal para custos como esses. Dessa forma, todos os gastos “extras” que você compreendeu que pode prever, coloque junto com “supérfluos”. Por fim, analise os “supérfluos” e reflita quais você pode reduzir ou cortar de vez.

Divida sua renda

Com sua planilha revisada, chega a hora de reorganizar sua renda. Para isso, você precisa seguir um modelo de planejamento financeiro. Nós indicamos o que você destine metade da sua renda total para os gastos “essenciais” como aluguel, condomínio e alimentação; e a outra metade, divida em 2 partes iguais: uma para os gastos “supérfluos” como comprar aquela roupa nova ou fazer um churrasquinho no final de semana; e a outra para economizar e realizar seu objetivo.

Invista seu dinheiro

Depois de dividir sua renda, você chegou aos valores disponíveis para cobrir seus custos e economizar para realizar seu sonho. Porém, não adianta apenas deixar esse dinheiro quietinho na conta, é preciso fazer ele render. Por isso, você deve procurar pesquisar planos de investimento e entender qual se encaixa melhor nas suas necessidades - o importante é garantir o rendimento da sua aplicação.

Agora você já sabe como fazer um planejamento financeiro! Hora de colocar a mão na massa e deixar as finanças em ordem. E lembre-se: se precisar de uma ajuda extra, conte com as soluções financeiras Losango.


Atendimento